O que vender em uma lanchonete? 19 Ideias de produtos

Publicado por Jéssica Trabuco em 14 de novembro de 2023

Em uma lanchonete não pode faltar lanches na chapa, salgados, sucos e refrigerantes. Eu acho que isso é o básico, sabe? Só que além dessas opções mais comuns e tradicionais, existem outras coisas que podem ser comercializadas no seu negócio e que vão te gerar uma boa receita final do mês.

Claro que a criação do seu cardápio deve ser baseada em relação ao gosto do seu público alvo, mas eu trouxe uma lista para te inspirar que tem 19 itens que com certeza agradam as pessoas no geral e não serão difíceis de vender.

19 boas ideias de o que vender em uma lanchonete


Antes de decidir o que vai fazer, lembre-se de pesquisar o que os seus concorrentes estão oferecendo, ok? Outra coisa! Mesmo que escolha trabalhar com produtos comuns, por que não procura dar uma melhorada neles e deixar a sua marca? Isso pode te diferenciar na região.

Agora confira as ideias de lanches para vender que eu trouxe e veja qual deles tem a ver com o tipo de projeto que quer montar ou já tem:

1. Sanduíches

O que vender em uma lanchonete

Sanduiche não pode faltar em uma lanchonete, pelo amor de Deus, hein? Aqui a gente consegue dividir essa categoria em dois tipos:

  • Sanduíche na chapa;
  • Sanduíche natural.

Os na chapa são todos aqueles que a gente já conhece bem, como o misto, o hambúrguer, o x-salada e todas as variações que existem. Até o simples pão com manteiga na chapa, pode ser uma opção.

Os naturais são todos os frios, digamos assim. Sabe aquele pão com patê de atum e salada? Pois então! Existem vários tipos, com vários recheios e se o seu público também gostar de coisas naturais, pode ser uma opção lucrativa.

2. Salgados fritos e assados

Quem não ama um salgado de lanchonete, hein? Todo mundo! Eu acho que nesse caso você deve apostar, principalmente, nos tipos mais tradicionais.

Nos salgados assados a gente tem:

  • Empada;
  • Pastel de forno;
  • Esfiha fechada ou aberta;
  • Joelho ou bauru;
  • Pão pizza;
  • Hambúrguer de forno.

Já os fritos, temos:

  • Coxinha;
  • Risole;
  • Quibe;
  • Pastel;
  • Bolinhos;
  • Croquete;
  • Boliviano.

3. Cachorro quente

Apesar de não ser comum em toda lanchonete, eu acho que essa é uma opção que não faz feio, sabe? Eu, por exemplo, sou apaixonada por cachorro quente e muitas vezes vou preferir ele do que qualquer outra coisa.

Não precisa ter nada de especial, faça o básico bem feito. O foco é ter um molho bem temperado, gostoso, com acompanhamentos simples, como ketchup, maionese, mostarda, queijo ralado e batata palha.

4. Batata Frita

Também sou suspeita para falar de batata frita, porque eu sou apaixonada. Eu acho que é uma opção maravilhosa em uma lanchonete. Dá para vender em tamanhos diferentes e até oferecer com acompanhamentos, como molhos, queijo ralado, ketchup, maionese, bacon, calabresa e afins.

5. Tapioca

o que mais se vende em uma lanchonete

A tapioca também é uma boa opção de lanche para lanchonete. Tudo que você precisa é de uma chapa, farinha de tapioca e recheios. Existem muitos sabores que você pode apostar, desde os mais tradicionais, como frango e queijo, até os doces.

Além de ser muito saborosa, acaba sendo a preferência para aquelas pessoas que querem comer algo mais saudável.

6. Crepe

Eu acho o crepe parecido com a questão da tapioca. É fácil de fazer, existem várias opções de recheio, pode ser considerado saudável e tem uma margem de lucro interessante.

Como não é regra em cardápio de lanchonete, acredito que pode se transformar em um diferencial no meio da sua concorrência, sabe? Veja se é interessante para o seu público.

7. Pizza

A ideia não é se transformar em uma pizzaria, hein? Só que ter essa opção, de tamanho médio e broto, pode ser bem interessante e chamar a atenção de quem precisa comer algo maior e não tem muito dinheiro para investir ou até mesmo para quem está em grupo.

Se quiser trabalhar com esse alimento, foque em apresentar sabores simples e tradicionais, como calabresa, frango, queijo e presunto. Não precisa ter um cardápio com muitas opções.

8. Pão de queijo

Apostar em lanches práticos, gostosos e que podem ser compartilhados, também é uma boa ideia para lanchonete. O pão de queijo é um patrimônio brasileiro e eu não conheço alguém que não goste.

Você pode vender ele do tamanho de um pão de batata, mais ou menos, pode vender ele pequeno e em um copão ou até fazer recheado e de outras formatações.

9. Bolo e torta

o que não pode faltar em uma lanchonete

Eu sinceramente acho que mesmo sendo uma ideia “clichê”, as tortas e os bolos precisam fazer parte do seu cardápio. Não precisam muitas opções, claro, mas ter o básico que vai atrair as pessoas.

O bolo pode ser tradicional com cobertura de chocolate, pode ser aquele de milho com goiabada e outros que são conhecidos como da “vovó”. A torta, pode ser doce, mas também salgada, hein? Como a de frango, carne seca e até de camarão.

10. Mingau

Eu não sei como é aí na sua região, mas aqui na Bahia é muito comum ter mingau em padarias, em lanchonetes e até em carrinhos na rua. A gente gosta muito, sabe? Além de saudável, é uma opção barata e muito saborosa.

Entre os sabores mais comuns estão o de milho, tapioca e carimã, mas você deve investir nas opções que o pessoal daí consome mais.

11. Cuscuz

Apostar em comidas regionais também pode ser lucrativo para sua lanchonete. Aqui no Nordeste o cuscuz é um dos nossos pratos favoritos e pode ser consumido a qualquer hora do dia.

Você tanto pode oferecer o cuscuz de milho amarelo simples ou recheado, como também pode produzir o cuscuz de tapioca, que é doce e costuma ser vendido com cobertura de leite condensado e muito coco ralado.

12. Sucos

Uma lanchonete sem suco não é uma lanchonete! Você pode fazer direto da fruta, da polpa ou até trabalhar com aqueles refrescos que ficam naquelas máquinas, sabe? Veja o que é mais lucrativo, prático e interessante para sua situação.

13. Vitamina

As vitaminas são ótimas opções se você abre sua lanchonete cedo, se está perto de academias ou espaços onde as pessoas praticam esporte ou até perto de escolas, faculdades, cursos e hospitais.

Às vezes tudo que a pessoa precisa é de um pouco de energia, de algo saudável, saboroso e que faça bem, sabe? É aí que está a oportunidade.

14. Café

o que vender em uma lanchonete simples

Café não pode faltar na sua lanchonete, nem que seja o simples preto puro ou com leite. Eu sou uma pessoa que costuma tomar café na lanchonete e eu tenho certeza que tem muita gente assim também.

Essa é uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro, faz parte da nossa cultura, movimenta muito a nossa economia e a gente é viciado. Como é que você vai deixar faltar essa maravilha no seu cardápio? Não pode!

Se achar que é interessante, traga opções mais variadas também. Além do tradicional, quem sabe um expresso, um coado, um com aromas diferentes?

15. Salada de fruta

Essa é uma opção super fácil de fazer, que tem uma margem de lucro super bacana e que as pessoas consomem bastante. A salada de fruta alimenta, é gostosa e saudável. É uma opção principalmente para quem está começando o dia, ou para quem vai estudar ou trabalhar à noite.

A única preocupação aqui deve ser com o condicionamento do alimento para que ele fique saboroso e não estrague.

16. Docinhos

Os docinhos também tem o seu lugar em uma lanchonete. Brigadeiros, casadinhos, beijinhos, brownie, cookies… São muitas opções que você pode trabalhar. É sempre bom ver o que está no mercado, o que o seu cliente gosta e até o que é novo e pode surpreender.

17. Refrigerante e água

Assim como os sucos, o refrigerante e a água são opções tradicionais que não podem faltar. Aposte nas marcas mais conhecidas e procuradas, ok?

18. Sorvetes e picolé

Moramos em um país tropical, onde na maior parte do tempo faz calor. Claro que existem variações de acordo com a região, mas a gente gosta de sorvete e picolé. São boas opções para agregar valor ao seu negócio e até aumentar o ticket médio por cliente.

19. Açaí

lanches para vender na lanchonete

Por fim, mas não menos importante, o açaí é uma boa aposta de comidas para vender em uma lanchonete. Você pode fazer ele simples, batido com fruta e acompanhado de granola, como pode vender a quilo, com o cliente montando o seu próprio copo.

Comece a se planejar!


Agora é começar a pesquisar como é o público da sua região e ir construindo o seu cardápio. Faça pesquisa de preço, veja se é melhor produzir ou comprar o produto pronto para revenda e coloque as coisas para funcionar.

Eu espero que alguma dessas ideias do que vender em uma lanchonete tenham te ajudado, viu?

Muito obrigada pela sua companhia hoje.

Um abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!