Você quer saber tudo sobre a máquina de fazer pastel? Então hoje eu vou falar sobre esse tipo de equipamento, mostrando como funciona e se vale a pena.
Afinal muitas pessoas querem produzir pastéis para vender em grande quantidade e a melhor forma de crescer nesse ramo é com uma máquina.
A máquina ajuda para fazer pastel de forno e também o pastel frito. O tamanho é um pouco menor do que aqueles que são feitos nas feiras, mas ainda assim são consideráveis e podem ser vendidos para qualquer pessoa que está com muita fome.
A utilização de um equipamento como esse é voltado principalmente para aquelas pessoas que trabalham com uma grande quantidade de produtos. Normalmente é usada por pessoas que tem Buffet de salgados e trabalham com encomendas.
Benefícios de comprar uma máquina de fazer pastel

Antes de conhecer as opções de máquina é bom que você entenda primeiro quais são os benefícios que ela vai proporcionar ao seu negócio. Porque como falei antes, ela é ideal para aqueles negócios que tem uma grande produção de salgados.
A maior vantagem dela é justamente a sua capacidade de produção. Com ela você vai produzir muito mais do que um funcionário conseguiria e em muito menos tempo. O melhor é que mesmo com a produção em longa escala você vai conseguir ter produtos de qualidade.
Além disso, você não vai precisar investir na contratação de tantos funcionários e nem vai desgastar os que já trabalham com você.
Outro benefício da máquina de fazer pastel é que ela trabalha com a quantidade exata de ingrediente necessário para fazer o pastel, por isso, além de alcançar uma massa perfeita, você evita o desperdício de matéria prima.
Então acaba que você economiza de todas as formas possíveis adquirindo esse tipo de equipamento. É a profissionalização que você precisa para o seu negócio.
Como funciona a máquina de fazer pastel
Existem vários modelos de máquina de fazer pastel, mas em sua maioria todas elas são automáticas e funcionam por meio do acionamento de uma série de botões. As máquinas servem não só para a produção da massa, como também inserem o recheio nela.
Apesar de terem um funcionamento automático é fundamental que um cozinheiro fique responsável pelo monitoramento dos processos da máquina. Já que é preciso colocar a quantidade exata dos ingredientes no momento exato.
Toda máquina vem com um manual de instrução e lê-lo atentamente é o primeiro passo para começar a trabalhar com o equipamento. Mesmo que você já conheça o funcionamento de algumas máquinas desse setor, ler o manual é fundamental.
Até porque uma máquina pode possuir uma função que outra não tem e assim por diante. Podem existir cuidados e manejos específicos que você precise ter e isso você só vai saber lendo o manual.
Máquina de fazer pastel compacta
A máquina de fazer pastel compacta pode ser encontrada em diversas empresas diferentes. Ela é menor do que as outras porque possui todas as funcionalidades em uma única máquina, que contém também esteira.
A capacidade de produção de uma máquina como essa é boa, mas é menor do que no caso da máquina de fazer pastel completa, já que ela não tem funções como o processo de embalar, por exemplo.
Ela é ideal para quem tem um negócio e precisa de maior agilidade na confecção de pasteis, mas que não tem como investir muito dinheiro.
Indiana PRT 160/200
Essa é uma máquina automática que forma e recheia os pastéis. Ela tem dispositivo que regula a compressão do recheio e tem esteira transportadora para saída do produto. No modelo 160 a sua capacidade de produção é de 50 a 70 kg por hora, já no modelo 200 a capacidade é de 100 a 120 kg por hora.
Máquina de fazer pastel completa
Esse é o tipo de máquina de fazer pastel para quem precisa de uma produção acelerada e de qualidade. Ela dá todos os acessórios necessários para a produção e embalagem dos produtos com rapidez.
Desde a mistura dos ingredientes para a massa até o recheio, essa máquina é muito maior e precisa de um bom espaço para que possa funcionar perfeitamente. Além disso, é preciso que tenha mais de um funcionário para auxiliar.
Essas máquinas não só produzem pasteis como também só eficazes na produção de outros salgados, como empadas, raviólis e até empanadas. O bom é que você pode aproveitar o equipamento para agregar mais valor para o seu negócio.
Lynea 400

Essa máquina tem capacidade de até 3000 peças por hora. Ela tem painel de controle touch screen e é toda feito em aço inox 304. Ela tem cilindro com suporte para dois rolos de massa, tem cortadores e avanço automático da massa, dosagem automática de recheio, dobrador de massa, fechador e cortador no formato do produto e vem com vários acessórios.
Onde comprar uma máquina de fazer pastel?
Nas nossas pesquisas encontramos uma série de fornecedores dos mais diversos tipos de máquinas de fazer pastel. Vamos colocar o contato de alguns deles abaixo para que você possa analisar o material, valor e ver qual é a ideal para o seu tipo de negócio.
Observe:
Panitec
Site: www.panitec.com.br
Telefone: (44) 3028-9624
Maquinas Indiana
Site: www.maquindiana.com.br
Telefone: (11) 3636-9090
Braslaer
Site: www.braslaer.com.br
Telefone: (19) 3445-7990
Expomiro
Site: www.expomiro.com.br
Telefone: (47) 9 9983-6430
HDR Máquinas
Site: www.hdrmaquinas.com.br
Telefone: (19) 98819 – 8117
Toshiro
Site: www.toshiro.com.br
Telefone: (11) 2014-3400
Camargo Máquinas
Site: www.camargomaquinas.com.br
Telefone: (16) 3374-3834
Digrano Máquinas
Site: www.digranomaquinas.com.br
Telefone: (54) 3451-7552
Quanto custa uma máquina de fazer pastel?

O preço da máquina de fazer pastel varia de acordo com o modelo, a capacidade de produção e a marca que você escolher. É possível encontrar uma máquina mais simples que custa cerca de R$ 12 mil Reais.
Já a máquina automática de pastel tem um valor maior. Podendo custar até mais de R$ 40 mil Reais.
Se você optar por máquinas usadas esse preço pode cair em até 50%, mas é preciso analisar bem quais são as condições da máquina. Em alguns casos não vale a pena comprar a máquina usada porque em pouco tempo o seu funcionamento será comprometido.