Como montar uma loja de roupas multimarcas?

Publicado por José Neto em 27 de novembro de 2019

Montar uma loja de roupas multimarcas é um tipo de negócio comum, como qualquer outro, porém o diferencial é que ela trabalha com marcas diversas. No entanto, são marcas e modelos que atendem um público específico, na maioria dos casos.

Iniciar nesse ramo pode ser algo muito interessante hoje em dia, já que esse mercado está aquecido. As roupas já vendem muito bem e se você tiver um modelo de negócio focado em oferecer variedades para um público, os resultados podem ser melhores.

Então se você estiver disposto realmente a trabalhar com isso e percebeu que é um bom ramo, eu fiz questão de selecionar algumas dicas que podem ser bem úteis nesse inicio.

Confira como montar uma loja de roupas multimarcas passo a passo!

1. Defina o seu público e as marcas que vai trabalhar

Loja com roupas organizadas nos cabides

Por mais que você vá trabalhar com a revenda de marcas variadas, a sua loja precisa ter uma identidade no mercado. Afinal, quem é o seu público alvo? Quais os tipos de pessoas que vão procurar sua loja para comprar?

É possível atender um público geral, como apenas roupas para bebê ou apenas roupas femininas de várias marcas. Mas também é possível montar uma loja para atender um público bastante específico, que gosta de um tipo de produto.

Um belo exemplo disso poderia ser uma loja de camisetas masculinas. Você pode oferecer uma variedade grande de marcas, modelos, estampas e cores. Tudo dentro dentro desse nicho e focado em um público muito específico.

Outra ideia seria iniciar uma loja de multimarcas importadas para atender um público de poder aquisitivo maior. Ou, simplesmente, abrir sua loja com foco em marcas mais populares para o público em geral.

Poderá focar apenas em roupas para mulheres ou roupas masculinas. Existe a possibilidade de trabalhar com marcas já conhecidas no mercado ou levar para sua cidade novas marcas de roupas que poucas pessoas conhecem ainda.

Há um leque muito grande de possibilidades dentro do mercado de multimarcas. Pensando nisso, você conseguirá automaticamente já imaginar algumas marcas que existem no mercado e que você conseguirá atender o público que deseja trabalhar.

2. Procure bons fornecedores de roupas

Mulher olhando roupa na loja

Talvez uma das etapas mais difíceis de quem vai montar uma loja de roupas multimarcas seja a procura por fornecedores. Até porque, isso exige paciência, pesquisa e teste para verificar a qualidade dos produtos.

Hoje em dia as grandes marcas de roupas trabalham com representantes espalhados por todos os estados brasileiros e essa é a melhor forma de conseguir comprar dessas empresas para revender.

Uma dica simples, mas que funciona muito bem para conseguir o contato dos representantes em sua região é ir no site da marca que você quer revender. Certamente lá terá um formulário de contato ou um número de telefone para você ligar e solicitar mais informações sobre como comprar os produtos daquela marca para revenda.

Quem vai trabalhar com roupas mais variadas e marcas baratas, um dos melhores caminhos é procurar aquelas cidades onde se concentram muitas fábricas. Pois você conseguirá ter uma diversidade muito grande de roupas para comprar e, principalmente, marcas novas que estão surgindo no mercado.

Então se eu quisesse trabalhar com multimarcas populares, hoje eu iria até os grandes polos que estão se destacando. Um belo exemplo é Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Goiânia e outros mais. É possível comprar muitas roupas baratas de marcas diversas.

3. Local ideal para a loja de roupas multimarcas

Loja com roupas variadas

Procure se instalar em um ponto onde exista uma grande circulação de pessoas e não tente fugir desses locais só porque já existem outras lojas funcionando ali. É preciso estar nos locais certos se quiser ganhar dinheiro com sua loja de roupas multimarcas.

A estrutura interna não precisa ser muito grande, mas precisa ser organizada acima de tudo. Então tenha um espaço bacana para exposição das roupas (separando cada marca), monte o balcão com o caixa para pagamento, tenha um estoque de produtos, banheiro e provadores de roupas.

Antes de alugar um ponto comercial para iniciar seu negócio, procure verificar alguns detalhes do imóvel para ver se está de acordo com as suas necessidades.

Veja as condições da estrutura, parte elétrica e hidráulica, segurança do local para trabalhar e verifique se é um bom local para atingir o seu público.

4. Equipamentos necessários

roupas organizadas na loja

Algo muito importante é a estruturação da loja, então será necessário comprar alguns equipamentos e acessórios para organizar sua empresa e começar atuar. Confira alguns dos principais itens necessários:

  • Prateleiras para roupas;
  • Vitrines;
  • Manequins;
  • Cabides;
  • Arara para roupas;
  • Balcão de atendimento;
  • Computador e impressora;
  • Telefone;
  • Ventiladores;
  • E outros equipamentos…

Esses são apenas alguns dos itens básicos para equipar sua loja de roupas multimarcas que você deverá investir logo de inicio.

Uma boa sacada é mandar confeccionar algumas plaquinhas com o logo e nomes das marcas que você vende na loja. Assim você coloca essas placas em cada seção de produtos. Isso facilitará muito para o cliente no momento de achar a marca que ele quer.

Além disso, certamente existirão outros produtos simples que você precisará comprar. Como é o caso de sacolas, produtos de escritório, cadeiras para os clientes e para o caixa da loja, artigos de decoração e muito mais.

A compra desses acessórios de trabalho poderá exigir um bom investimento, porém tudo vai depender da estrutura que você quer montar e do perfil da sua loja. Só para você ter noção, existem pessoas que começam tudo isso com um investimento bem baixo, pois preferem comprar equipamentos usados de alguma loja que fechou.

5. Escolha o nome da sua loja

Loja com roupas masculinas diversas

É incrível como um simples detalhe, como o nome, pode causar uma tremenda dor de cabeça para o novo empresário que está entrando no ramo. Afinal, se você ainda não escolheu um nome para sua loja de roupas multimarcas, saiba que é extremamente difícil definir isso.

Mas, é algo muito importante e você precisa tirar um tempo para pensar exatamente no nome que quer colocar no seu negócio. Pois esse nome irá gerar a identidade com sua loja e se for um nome legal, certamente poderá trazer uma popularidade muito grande na sua cidade. Isso facilitará a procura por parte dos clientes.

Pense em nomes que sejam relacionados com o seu público ou que tenha algum significado interessante.

Se você escolher um nome que não tenha muito haver com a sua loja ou com a identidade que você quer ter no mercado, poderá ser bastante frustrante. Lógico que é possível mudar o nome depois, porém aí já quebra todo o encanto da loja.

Nós até já publicamos aqui um artigo completo sobre ideias de nomes criativos para lojas de roupas, então recomendo que você confira. Nele você poderá ter muitas inspirações para escolher o nome ideal para sua multimarca.

6. Legalização e contratação de funcionários

Homem e mulher em uma loja de roupas

Assim que você tiver tudo definido para abertura da sua loja, é necessário pensar também na parte burocrática. Infelizmente algumas pessoas acabam não levando isso em consideração desde o inicio e acabam se complicando mais tarde.

Então a minha dica é que você procure um contador de sua confiança para iniciar o processo de abertura legal da sua nova loja.

Nesse processo será verificado o enquadramento ideal para sua empresa, vai fazer o registro na junta comercial, obter o CNPJ, licença da prefeitura municipal, alvará do corpo de bombeiros (caso seja necessário) e outros detalhes.

Somente após ter tudo isso regularizado é que você poderá pensar nas próximas etapas, que é a contratação de funcionários e a abertura de fato da sua loja.

Se tratando de funcionários, tudo vai depender do tamanho da sua loja e da demanda em sua cidade. Porém mesmo que você queira montar uma loja pequena, saiba que precisará contar com pelo menos 1 ou 2 atendentes. Você poderá cuidar do caixa da loja.

7. Estratégias de divulgação da loja

Roupas multimarcas importadas

A minha principal dica para você quanto a isso é: Utilize muito a internet para divulgar sua loja! Essa é a principal estratégia dos donos de lojas de roupas hoje em dia e o principal motivo é porque funciona muito bem.

Se você apostar principalmente nas redes sociais, como o Instagram, seus resultados podem ser muito bons com um investimento baixo em divulgação.

Inclusive, uma grande ideia que poderá ajudar sua loja a ter muito resultado desde o primeiro dia é contratar influenciadores digitais da sua cidade.

Certamente aí onde você vai montar a loja tem algumas pessoas que são mais populares nas redes sociais e tem muitos seguidores. Então entre em contato com essas pessoas e veja como poderá fazer uma parceria para que elas divulguem sua loja, mostre os produtos e promoções.

Em muitos casos você consegue fechar uma parceria com um influenciador por um valor muito baixo ou em troca de algum produto. Em contrapartida, você acaba conseguindo um grande destaque na cidade e diversas pessoas vão até sua loja, que podem se transformar em clientes fieis.

Mas, acima de tudo, eu recomendo que você não deixe de usar também os meios tradicionais de divulgação. Principalmente em cidades pequenas, anunciar no rádio ainda vale a pena e pode trazer bons resultados. Distribuir panfletos na rua e utilizar carros de som também podem surtir bons resultados.

Abrir uma loja de roupas multimarcas dá dinheiro?

Uma das maiores dúvidas de quem chega aqui querendo iniciar uma loja de roupas multimarcas é saber se esse negócio dá lucro ou não. A verdade é que revender roupas sempre foi um grande negócio na maioria dos lugares.

Se você conseguir fornecedores com preços bons e adquirir peças de qualidade para sua clientela, as chances de ter sucesso são muito grandes. A margem de lucro na revenda de roupas costuma ser muito boa, tanto que em alguns casos chega a 100% de lucro.

Então se você montar uma pequena multimarca, acredito que conseguirá faturar algo em torno de R$ 25 a R$ 40 mil Reais em uma cidade pequena, com cerca de 80 a 100 mil habitantes. Em cidades maiores, com certeza o faturamento tende a ser muito maior.


  1. O que preciso para abrir uma loja de roupas multimarcas?

    É necessário ter um bom ponto comercial, fornecedores de confiança e capital para investimento. Os documentos necessários são CNPJ, alvará da prefeitura, licença do corpo de bombeiros e outros registros.

  2. Quanto custa montar uma loja de roupas multimarcas?

    O investimento inicial é sempre variável, porque depende do local onde você irá montar a loja, da estrutura e de outros detalhes. Na média, é estimado que custa entre R$ 10 e R$ 25 mil Reais para abrir a loja.

  3. Onde encontrar fornecedores de roupas multimarcas?

    A melhor forma de conseguir fornecedores é entrando em contato direto com os representantes das marcas que você deseja trabalhar. Outra opção é ir direto até as fábricas nos principais polos têxteis do Brasil, como Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Goiânia e Jaraguá do Sul.

  4. Vale a pena abrir uma loja de roupas multimarcas?

    Sim, esse é um tipo de negócio que vale a pena investir atualmente. Porém eu recomendo que você tenha um público específico para focar na sua loja.

  5. Existe franquia de lojas de roupas multimarcas?

    Sim, existem várias franquias de lojas de roupas multimarcas no Brasil. Um exemplo é a Container Ecology Store, que é um modelo de franquia de roupas em containers.


Enfim, espero que as dicas sobre como montar uma loja de roupas multimarcas tenham sido úteis. Desejo muito sucesso desde já e recomendo que coloque sua ideia em prática. Tenho certeza que se você tiver dedicação, seu negócio vai dar certo!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.