Fazer roupas para vender dá dinheiro?

Publicado por José Neto em 18 de março de 2013

Algumas pessoas sempre tiveram a vontade de fazer roupas para vender e querem levar essa prática para o lado mais profissional possível. Porém nem sempre as coisas acontecem do jeito que todos sonham.

Hoje recebemos aqui mais uma sugestão de negócio que foi enviada por alguém desejando trabalhar com a fabricação de roupas por conta própria.

Só vou deixar bem claro mais uma vez que irei colocar aqui a minha opinião a respeito dessa opção. Então cabe a cada um analisar muito bem o que deseja e decidir se vai levar a frente ou não aquela ideia de negócio.

Para começar, vamos ver logo abaixo a mensagem que recebemos da nossa leitora de hoje:

“Penso em fabricar roupas e vender para as lojas. Gostaria de saber se tem como ganhar dinheiro assim?”

Fazer roupas para vender dá dinheiro

O que é preciso para fabricar roupas?


Quando temos a ideia de fazer roupas para vender, devemos pensar logo em seguida na estrutura que precisaremos ter instalada para só depois dar inicio a todo esse trabalho.

Ter um espaço adequado para trabalhar, montar um estoque de matérias primas, comprar vários tipos de máquinas e mais pessoas para trabalhar nessa empresa são exemplos de coisas que você precisará caso queira montar uma fábrica de costura.

Uma opção que talvez seja a mesma da nossa leitora é começar trabalhando em casa. Pois é uma excelente forma de economizar dinheiro e aproveitar algum espaço que se tenha disponível dentro de casa.

Porém, de qualquer forma será preciso o máximo de planejamento e uma boa pesquisa de mercado antes de começar fazer roupas para vender.

Algo também muito importante é buscar mais conhecimento. Portanto, eu recomendo que você faça um curso de corte e costura, mesmo que seja básico, para pegar a noção e se especializar ainda mais.

Isso é muito importante hoje em dia e vai te deixar um passo a frente de muitos concorrentes.

Fazer roupas para vender dá dinheiro?


Lógico que o principal objetivo de quem está lendo esse artigo aqui agora, inclusive da nossa leitora, é saber se fazer roupas para vender dá dinheiro ou não, então vamos começar analisar essa pequena questão.

O certo é que a venda de roupas é um dos mercados mais rentáveis que existem hoje em dia. Porém quando pensamos na fabricação desses produtos para serem vendidos para lojas do ramo, essa opção de negócio passa a ser um pouco mais difícil.

Eu digo tudo isso porque a maioria das lojas de roupas preferem comprar suas peças diretamente de grandes fabricas em polos industriais ou mesmo importar roupas de outros países, onde os preços são extremamente baixos.

Então o custo para se trabalhar fabricando esses produtos por conta própria acaba sendo muito elevado e não gerando assim um bom lucro.

Você pode conseguir ganhar um bom dinheiro fabricando roupas para fornecer às lojas, se você montar uma confecção de roupas.

Pois dessa forma você conseguirá comprar matéria prima em grande quantidade, com preço mais acessível e seu custo de produção fica baixo. Gerando lucro para sua empresa e interesse por parte dos lojistas.

Porém existem alguns nichos mais específicos que compensa trabalhar hoje em dia de forma simples e vender para lojas em sua região ou em outras cidades. A seguir eu vou lhe dar alguns exemplos de quais tipos de roupas podem ser lucrativas para você produzir.

Tipos de roupas que dão lucro para você fazer


Se você começar tentando produzir todos os tipos de roupas para vender, poderá encontrar muita dificuldade para se posicionar no mercado e conseguir clientes. Além disso, você terá um custo extremamente alto para começar dessa forma.

Então o ideal é tentar focar em apenas um nicho. Ou seja, procure identificar um segmento no mercado de vestuários para começar produzir.

Inclusive, existem áreas que podem ser bem lucrativas e dá para você montar uma mini fábrica de roupas em cada um deles. Veja alguns exemplos:

  • Produzir camisetas lisas para estampar;
  • Fazer roupas intimas;
  • Fabricar apenas calças leggings;
  • Fazer abadás para festas;
  • Fazer conjuntinhos infantis;
  • Produzir blusas femininas;
  • Fazer roupas de praia;

Enfim, esses são alguns exemplos de segmentos que você poderá focar para começar produzir. Escolha apenas um e foque em tornar sua pequena fábrica uma referência em sua região. Não adianta tentar produzir de tudo, porque será muito difícil no inicio.

Como vender as roupas produzidas?


No caso da nossa leitora que mandou a pergunta pra gente, ela quer fornecer suas peças para lojas locais. Naturalmente essa é uma possibilidade que pode dar muito certo e se você conseguir firmar parceria com bons lojistas, as possibilidades de lucro são interessantes.

Porém você não pode confiar todo o seu negócio apenas em alguns lojistas. É necessário pensar em estratégias diferentes para vender suas roupas produzidas, aumentando assim o seu lucro e evitando ficar dependente apenas de poucos clientes.

Então você poderá montar uma loja de roupas própria, onde venderá suas peças produzidas, poderá vender pela internet, trabalhar fornecendo para sacoleiras ou algo do tipo.

fabricar roupas para vender

Minha opinião sobre esse negócio


Naturalmente o mercado de roupas está bastante concorrido atualmente, então não basta produzir qualquer tipo de roupa e tentar concorrer com grandes fabricantes. Isso é um tiro no próprio pé.

Então na minha opinião, ainda vale a pena produzir roupas para vender sim, mas é preciso se especializar em um segmento. Hoje existem inúmeras possibilidades e você tem que encontrar o seu nicho para começar trabalhar. Assim é possível começar sua pequena fábrica e ir crescendo aos poucos.

Se você quiser apenas sentir como é esse mercado, comece de forma mais simples, pegando apenas encomendas de roupas para fazer.

No geral, eu acredito a ideia da nossa leitora seja interessante, mas é preciso formatar melhor. Decidir quais os tipos de roupas irá produzir, quem serão os clientes, alternativas de venda e muito mais.

A minha dica para ela é fazer um plano de negócios para ter tudo mais organizado e começar estudar mais essa oportunidade. Seja por meio de um curso de corte e costura ou mesmo participando de grupos com outras pessoas que já costuram a mais tempo.

Eu gostaria de agradecer a nossa leitora, Suzana, que enviou essa sugestão de negócio e aqui coloquei apenas a minha opinião a respeito da ideia envida por ela. Então cabe somente a nossa leitora fazer a sua análise de negócio e verificar se valerá a pena ou não investir nessa área.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.