Como vender tapetes

Publicado por José Neto em 9 de setembro de 2013

Quer saber a melhor forma de vender tapetes? Confira, abaixo, todos os métodos de sucesso para este negócio!

Saber como vender tapetes pode ser a chave do sucesso do seu negócio. Os tapetes são fragmentos de nichos que trazem o envolvimento de muita versatilidade para o empreendimento.

A partir dele, há a possibilidade de fazer uso de várias abordagens para a venda. Isto porque o tapete pode ser utilizado de muitos modos nas residências ou quaisquer outros ambientes.

A peça decorativa faz parte de diversos locais, onde quer que você vá. Neste caso, fazer a descoberta da melhor forma de vender os tapetes e obter uma alta lucratividade é essencial para a empresa. Confira como, aqui.

Dicas excelentes de como vender tapetes


Não é só abordar o cliente e pronto. Não há uma receita efetiva para que isso aconteça dessa forma. Há diversos modos, entretanto, que podem ser certeiros no momento de disseminar a venda das peças, em questão. Confira!

1. Defina a categoria dos tapetes

O imprescindível aqui é saber, de fato, qual é o tipo de tapete disponibilizado pelo seu negócio. Isto porque, é a partir disto que se pode observar a lucratividade que obterá, bem como a combinação do ambiente e o público a ser abordado.

Analise, portanto, o teor versátil deste tapete a ser vendido. É relevante ter em mente o que pode ou não agradar o seu público, de todas as maneiras possíveis.

O interessante é supor que o público apresente exigências e que queira uma peça que não seja alérgica, por exemplo. Outros pontos a serem pensados é na lavagem da peça, o uso por crianças e demais características que podem ser infalíveis para a venda.

dicas de como vender tapetes

2. Escolha um método de venda

Ao passo que já fez a seleção do melhor tapete para ser vendido em seu negócio, o imprescindível é fazer a definição do método da venda. De que modo você quer ganhar dinheiro com os tapetes? A gente preparou algumas formas de sucesso, abaixo.

  • Disponibilize os tapetes para lojistas de cama, mesa e banho ou que trabalhem com móveis;
  • Escolha vender para ramos diversos – lojas de papel de parede, lojas de cortinas, afins;
  • Procure parcerias com decoradores e profissionais de Arquitetura que já oferecem um quantitativo de clientes e vendem mais;
  • Venda por catálogos;
  • Venda de porta em porta;
  • Crie uma loja pela internet, redes sociais ou quaisquer meios do gênero.

3. Amplie a rede de vendas

Não importa qual seja a forma definida de venda dos tapetes, o imprescindível aqui é fazer o investimento na divulgação do produto. Isto porque, quanto mais famosa é a loja dos tapetes, mais destaque se ganha e maior a chance de crescer.

Comece da forma que for mais viável para você e depois siga fazendo um aumento do negócio, a partir de mais vendedores, por exemplo. Se for pela internet, você pode investir em influenciadores que possam ajudar neste trabalho da divulgação.

A qualidade e postura do atendimento


O ideal é procurar oferecer aos clientes aquilo que seja realmente bom. A qualidade é ponto que se preza nas vendas.

Se você vai trabalhar com funcionários numa loja física, invista num cuidado para que os vendedores trabalhem de forma satisfatória, com um sorriso no rosto e uma aparência agradável. Capriche e selecione uniformes para os funcionários.

Não deixe de cuidar também de quem trabalha para você. Procure satisfazer os clientes a partir de funcionários que também estejam satisfeitos com a empresa. Isto conta muito para o sucesso do empreendimento.

Novidades do mercado de tapetes


Para saber como vender tapetes de forma a inovar sempre, é preciso pensar nas novidades. Os emborrachados são opções que tendem a ganhar o mercado dos tapetes.

Isto porque, ao passo que os bebês estejam iniciando o processo de engatinhar, esta opção é mais fácil de ser higienizada, e ainda protege a criança.

Os tipos emborrachados apresentam detalhes diversos como:

  • Números;
  • Letras;
  • Bichos;
  • Figuras;
  • Desenhos animados;
  • Cores diversas.

Tudo isso pode ser efetivo no momento de chamar a atenção do público pretendido. Contudo, outra alternativa interessante é utilizar a internet para um encontro ainda maior com os clientes. É uma estratégia que dá muito certo e pode gerar uma lucratividade alta para o negócio.

Como vender tapetes com a internet


A internet é aliada dos empreendimentos. Isto porque apresenta a possibilidade de divulgação em redes sociais, diversas páginas eletrônicas, blogs e demais segmentos.

O importante é arriscar de tudo em relação à área de vendas. A ideia é chamar a atenção do público e fazer parte deste meio tecnológico que não para de crescer. Atender aos diversos públicos também é uma forma ainda maior de encontrar o sucesso.

A internet oferece essa mobilidade. Basta conhecer o funcionamento destes itens e agregá-los ao seu dia-a-dia de vendas. É a partir disto que o negócio crescerá. Mas vá com calma e não desanime.

Além de investir nestes meios, é preciso ter paciência. Nada vem do dia para a noite e é preciso de muito trabalho para alcançar os seus objetivos. No momento certo, você atingirá o sucesso desejado. Isto vai se aprimorando de venda em venda.

Como vender tapetes com parcerias


Em situação em que você produz os tapetes, por exemplo, a dinâmica pode ser outra. A venda dos tapetes pode ser para empresas e demais ambientes que se responsabilizam por decorações de móveis. Parcerias, neste caso, são as mais indicadas para que você obtenha o sucesso e lucratividade esperada.

É possível, ainda, adquirir a matéria prima mais requisitada pelo seu público para a produção dos tapetes em grandes quantitativos, por preços menores. O importante aqui é fazer pesquisas, investimentos e a diferença em relação a conquista dos seus prospectos.

A venda dos tapetes também pode contar com o auxílio de todas as dicas mencionadas, não importa o segmento em que será vendido.

Há muitos modos de crescer com este empreendimento. Basta paciência, respeito pelo cliente e o sucesso vem, em seguida! Compartilhe estas ideias de como vender tapetes e faça uso daquelas que mais se destacaram para você. Bons negócios!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.