Como montar uma oficina de motos: 11 coisas que você precisa saber!

Publicado por José Neto em 15 de abril de 2018

Você precisa saber como montar uma oficina de motos aí na sua região?! Quer começar o negócio, mas não tem ideia de por onde? Ótimo! Você chegou no lugar certo porque eu preparei um manual com tudo que você precisa saber.

Por mais que você já entenda de motos e até seja um incrível mecânico na área, quando a gente vai começar um negócio, quando a gente tem intenção de ganhar dinheiro com ele, é fundamental buscar informações profundas sobre a área.

O que eu vou fazer com você aqui é justamente isso! Vou te apresentar 11 coisas que você precisa saber para montar uma oficina de motos que realmente dê resultados, seja lucrativa e te faça crescer na vida.

Então o meu convite aqui é para que você me acompanhe nesses 11 passos e comece a tirar o seu projeto do papel e fazê-lo se tornar realidade. Com dedicação, trabalho duro e amor eu tenho certeza que você consegue!

Você aceita o meu convite?! Se sim, venha comigo aprender como montar uma oficina de motos e comece a trabalhar por aí para realizar o seu sonho!

Como montar uma oficina de motos: Esse negócio dá dinheiro?


Antes de começarmos com os 11 passos para montar uma oficina de motos eu quero tocar em assunto especial: Será que esse é um negócio que realmente vale a pena, que dá retorno financeiro ou não?

Acredite no que eu falo, quanto mais o tempo passa mais motos estão aparecendo nas cidades, pequenas e grandes. Por ser um veículo que tem um custo menor para aquisição e por ter maior facilidade para mobilidade, as pessoas compram muito e tem moto por todo lugar.

Montar uma oficina de motos dá dinheiro sim, ainda mais você trabalhando da forma correta, com honestidade. A demanda por reparações sempre vai ser alta, sempre vai existir e quando confiarem no seu trabalho, sua clientela também vai aumentar.

É claro que mesmo tempo potencial esse é um negócio que exige dedicação e trabalho, não espere encontrar uma fórmula mágica para ganhar dinheiro porque não é disso que se trata esse texto.

Você tem muitas chances de se tornar um empreendedor de sucesso com uma oficina de motos, mas vai precisar pagar o preço para isso. Já se perguntou se está pronto?!

Leia também: Como montar uma oficina de alinhamento e balanceamento

Como montar uma oficina de motos: 11 coisas que você precisa saber!


como montar uma oficina de motos lucrativa

Entendendo que realmente dá para ganhar dinheiro com uma oficina de motos e que esse é um negócio que tem bastante potencial, é hora de irmos para as dicas que te prometi para você criar o seu negócio do zero.

Eu espero, sinceramente, que além de mostrar como é que dá para abrir uma oficina de motos lucrativa, esse texto também te motive e te incentive a não esperar mais tempo algo para começar a trabalhar pelos seus sonhos.

É importante lembrar também, antes de você começar a ver as minhas dicas, que muitas coisas aqui são visões gerais e que é muito interessante você adaptar para a sua realidade. Assim você atinge em cheio o seu público alvo e tem mais chances de faturar.

Mesmo os pontos que parecem simples tem grande poder de influencia no seu negócio e podem mudar completamente o seu jogo, então leve à sério, está bem?

Me esforcei muito para trazer para você as 11 dicas para montar uma oficina de motos que são mais certeiras e eficazes!

Vamos lá então?

1. Conheça o mercado da região

Não importa o quanto o negócio seja bom e tenha potencial, o quanto você acha que ele vai dar certo: Você precisa fazer uma pesquisa de mercado por aí para se certificar que isso vai dar certo e como vai dar.

Além de analisar se existem ou não muitos concorrentes perto da onde você quer se instalar, também é preciso conhecer a fundo como é que eles trabalham. Quais serviços oferecem? Como fazem isso? Quais são os pontos fortes e fracos?

Isso vai permitir que você pense melhor na sua oficina e agregue o máximo de valor que consiga, oferecendo os serviços que as pessoas mais procuram e dando a elas mais do que os seus concorrentes.

Vá caminhar por aí, analise quais são os locais onde as pessoas confiam em levar as motos e conheça o seus trabalhos.

Não se esqueça de absorver os pontos positivos e levar para o seu negócio e reconhecer as falhas para evitar!

2. Se planeje!

O bom planejamento não é uma coisa que todo mundo faz – e isso é um erro tão grande que você nem imagina! Como é que você quer montar algo concreto e sólido sem planejar isso primeiro? É impossível!

Mesmo que você não saiba como montar um plano de negócios (que é uma coisa mais profissional) é importante reunir suas ideias em um papel, analisar cada uma delas, colocar no papel também as suas possibilidades e seus objetivos.

Com esses dados simples você já conseguirá ter uma ideia do que dá ou não para fazer, de como se mover da forma mais eficaz, de coisas que deve evitar cometer e até de algumas que deve fazer primeiro.

Se planejar é a chave do sucesso e eu te aconselho a fazer isso com antecedência. Claro que não adianta nada ficar só no planejamento, não é? É preciso agir!

Para mim esse é um dos itens mais importantes de como montar uma oficina de motos – fique ligado!

3. Você precisa de capacitação!

Não adianta saber de moto por gosto, por hobbie, para você abrir uma oficina de motos lucrativa de verdade você precisa ir muito além disso! Todos os serviços oferecidos precisam ter muita qualidade e profissionalismo.

Você só vai conseguir oferecer isso para o seu público se você souber o que está fazendo! Sabe qual é a melhor forma de entender tudo sobre esse mundo?! Fazendo uma capacitação de mecânica em motos.

Mesmo que o seu objetivo não seja trabalhar na área produtiva para sempre ou até mesmo no início, eu incentivo você a procurar um curso bom na área e se capacitar.

Isso vai permitir que você consiga garantir a qualidade de todos os serviços feitos no seu negócio para o seu cliente, vai permitir analisar a mão de obra da sua equipe e dar outro nível para o seu negócio.

4. Escolha bem a localização

Outra coisa que é muito importante em relação a como montar uma oficina de motos é a localização. Você precisa ficar em uma área que seja de fácil acesso para seu público alvo, onde ele possa te ver com facilidade.

Normalmente nas cidades existe uma região que tem uma concentração de estabelecimentos que trabalham com produtos e serviços para todo tipo de veículo. Apesar da concorrência, se instalar em locais assim é muito vantajoso.

Isso porque aumenta a visibilidade da sua oficina e permite que mais pessoas que precisam dos seus serviços conheçam o seu negócio. Às vezes a pessoa vai comprar uma peça e aproveita que viu sua oficina e já fecha serviço com você.

É interessante que seja também em uma região muito movimentada, se for em uma região central da sua região melhor ainda.

Só te peço para não tomar essa decisão por impulso, ok? É preciso pensar e analisar bastante antes de se decidir.

5. Estrutura

como montar uma oficina de motos

Na hora de montar a estrutura de uma oficina de motos você pode até se lembrar de uma oficina mecânica comum. O espaço em si é bem simples e tranquilo!

Você vai precisar de uma espécie de recepção e balcão para atender os seus clientes, da área de produção (com um espaço para guardar ferramentas), sanitário e se possível e uma pequena copa.

O que você precisa considerar para montar a estrutura correta são os serviços que você irá oferecer no seu estabelecimento. Essa consciência vai te ajudar a definir e modular toda a estrutura do negócio.

Também tenha muito cuidado com relação à organização e higienização do lugar também, ok? Crie um espaço onde os seus clientes se sintam à vontade.

6. Equipamentos

Os equipamentos são fundamentais na minha lista de como montar uma oficina de motos. Seja uma simples ferramenta ou um equipamento mais complexo, eles são igualmente importantes porque influenciam a qualidade do serviço que você irá oferecer.

Antes de sair comprando equipamentos para uma oficina de motos, defina bem os serviços que você vai oferecer. Assim você vai no que realmente é necessário e não sai gastando dinheiro a toa.

Entre os possíveis equipamentos para uma oficina mecânica de motos que você vai precisar, estão:

  • Ex-fuel;
  • Caneta de polaridade com iluminação;
  • Manômetro;
  • Multímetro;
  • Máquina de testes e limpeza de injetores de moto;
  • Analisador eletrônico microprocessador de mistura para regulagem e afinação do motor;
  • Analisador digital de cor;
  • Analisador de mistura;
  • Analisador de performance e diagnóstico rápido;
  • Scan code efi;
  • Dinamômetro portátil;
  • Rastreador para injeção eletrônica para motos Harley Davidson, Triumph e BMW;
  • Bancadas de serviço;
  • Elevador pneumático;
  • Balanceadora de rodas;
  • E muito mais!

7. Funcionários capacitados

Assim como você precisa ter capacitação profissional, seus funcionários também precisam! Se eles vão cuidar das motos das pessoas é importante que eles saibam exatamente o que estão fazendo, precisam ter excelência nisso.

Mesmo que você comece com um funcionário, seja exigente nesse aspecto. Na hora de fazer a entrevista procure saber sobre experiências anteriores, teste ele com algum problema real em uma moto.

Também é importante ver o capricho, o cuidado e a limpeza do profissional da hora do trabalho. Esses são pontos que influenciam bem a experiência do seu cliente e você deve sim focar neles.

Outra coisa: Seu funcionário precisa ter uma boa relação com o seu cliente, sem falar que ele precisa ser produtivo e honesto quanto ao problema da moto.

Além dos equipamentos, ter esse cuidado com os funcionários também influencia diretamente o seu negócio e é um ponto que precisa ser destacado na minha lista de como montar uma oficina de motos.

8. Cuide da parte burocrática

A parte burocrática pode ser chata, cansativa e te dar nos nervos, mas ela é fundamental para que você tenha um negócio legalizado, com permissão e licença para atuar de forma tranquila e efetiva.

O nosso país é um complicado e nos faz pagar um monte de imposto? Faz, é verdade! Só que trabalhar legalmente é obrigação de quem quer ganhar e vencer nessa vida. Não comece errado, ok?

9. Agregue valor ao seu negócio

montar uma oficina de motos

Se você veio aqui porque quer mesmo ganhar dinheiro com uma oficina de motos, é porque está pronto a dar o seu melhor por isso, não é mesmo? Então é importante que você saia da caixinha!

Não é preciso dinheiro ou muita coisa para agregar valor ao seu negócio, poucas coisas são suficientes e podem te dar um retorno incrível.

Por exemplo:

Honestidade: Esse é um ponto que deveria ser regra, mas infelizmente no meio de oficinas muita gente se aproveita da falta de conhecimento do usuário para ganhar mais dinheiro. Seja honesto e você perceberá o quanto isso fará a diferença no seu negócio;

Clube fidelidade: Você pode pensar em algo tipo o cartão de fidelidade onde o cliente ganha um serviço extra depois de uma quantidade de serviços feitos;

Brindes: Todo mundo adora um brinde, não importa o valor financeiro que tenha, mas o valor sentimental. Então pense em um brinde que seja útil para os seus clientes fieis e você conquistará seus corações;

Monte uma sala de espera agradável: Que tal ter uma salinha de espera climatizada, com TV, revistas, água e um café para os seus clientes? Isso fará diferença no seu negócio;

10. Divulgação

Não dá para te explicar como montar uma oficina de motos lucrativa sem dizer o quanto é importante você investir em divulgação! Hoje com as redes sociais isso ficou mais fácil e o seu alcance será muito maior.

Esteja presente nas redes sociais, crie conteúdo de qualidade para o seu público alvo e vai perceber o quanto isso pode ser vantajoso.

Leia também: Como montar uma oficina de bicicleta

11. Investimento

O investimento para montar uma oficina de motos pode variar de R$30.000 a R$70.000, dependendo do seus objetivos e do tamanho que você quer ter. Fazendo um bom planejamento você já terá uma média de valor.

O que eu preciso te dizer para finalizar essa minha lista de como montar uma oficina de motos é que além do investimento financeiro você tem que dar investimento pessoal! Muita dedicação, trabalho e esforço para que o seu negócio cresça cada vez mais!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.