Como montar uma loja de roupas em casa

Publicado por José Neto em 22 de fevereiro de 2022

Se você quer saber como montar uma loja de roupas em casa, aqui eu vou lhe mostrar 8 passos necessários para iniciar e ter sucesso com sua lojinha!

Essa ideia de transformar a casa ou um cômodo em uma loja de roupas é algo que existe há muitos anos. Mas mesmo assim hoje em dia continua sendo uma boa opção para começar com baixo investimento.

Apesar de parecer algo simples, a verdade é que montar uma loja em casa exige bastante atenção. Principalmente na questão da organização para que tudo funcione bem.

Então por isso eu decidi criar esse guia passo a passo explicando o que precisa para abrir uma loja de roupas em casa.

1. Analise o seu bairro antes de iniciar


Loja de roupa em casa

O primeiro passo para montar uma loja de roupas em casa é analisar o seu bairro em si. Afinal, pode ser que no local onde você mora não seja tão favorável assim ter uma loja de roupas.

Seja porque já existe uma concorrência forte de outras lojas de roupas ou porque é uma região muito residencial, onde as pessoas pouco se conhecem. Então é preciso analisar tudo isso.

Uma lojinha em casa costuma funcionar melhor em bairros populares. Onde existem residências e também comércios em geral, onde as pessoas circulam muito pelas ruas e todo mundo se conhece. Porque isso facilita muito na hora das vendas!

2. Separe um local em casa para montar a loja


A primeira opção é montar uma loja na garagem de casa! Portanto, se você possui uma garagem vazia, dá para transforma-la em uma loja de roupas pequena. É isso que a maioria das pessoas fazem.

Outra opção é transformar um quarto em uma loja. Mas nesse caso o ideal é abrir uma porta desse quarto para a rua ou para o quintal, de modo que você e os clientes possam entrar sem precisar passar dentro da casa primeiro.

Uma última opção de local é construir um pequeno cômodo em casa, que dê acesso para a rua. Tem muitas pessoas que fazem isso também, porém é algo que exige um investimento maior, pois você terá que construir tudo do zero.

No geral, o espaço para montar uma loja de roupas em casa não precisa ser algo grande. Com cerca de 12 m² já é possível iniciar sua lojinha e tudo funcionar muito bem.

3. Estrutura para montar uma loja de roupas em casa


É preciso prestar atenção nessa parte, mas já posso te adiantar que não existem muitas coisas para se acrescentar para o seu negócio. O que vale mais é o seu capricho e atenção aos detalhes.

O primeiro detalhe é a maneira como irá expor os produtos. Pode ser por meio de estantes, com as roupas dentro daqueles plásticos transparentes, mas pode ser também em araras que você pode comprar – e nem vai gastar muito com isso.

Você também vai precisar de pelo menos um provador! Tem gente que oferece o banheiro de casa, mas eu acho que vale a pena investir em pelo menos aquelas cortinas para fazer um pequeno provador. Pois isso fará o negócio ainda mais profissional e deixará seu cliente mais à vontade.

como montar uma loja de roupas em casa

4. Defina o tipo de roupa que vai vender


Se tratando de uma pequena loja em casa, o mais indicado é focar em um único tipo de público ou segmento. Porque assim você consegue ter um público mais específico e com maiores chances de se tornarem fiéis.

Muita gente opta, por exemplo, por montar uma lojinha de roupas femininas. Passando a focar apenas em peças para mulheres, porém dá para segmentar ainda mais e trabalhar com um público mais específico.

Quanto mais segmentado, maiores suas chances de faturamento. Por exemplo: Você pode focar em roupas plus size, em roupas para pessoas evangélicas, roupas para grávidas e assim por diante.

Normalmente esses são grupos que possuem uma grande demanda, mas que tem dificuldade de encontrar produtos de qualidade e bonitos. Investir neles pode ser um excelente negócio.

5. Procure bons fornecedores


Sabendo para quem você vai vender, agora é hora de encontrar os melhores fornecedores de roupas! Você pode fazer isso através de pesquisa na internet ou até mesmo indo até os grandes polos de confecção de roupas.

Muitas pessoas, por exemplo, vão até o Brás em São Paulo, Goiânia, Santa Cruz do Capibaribe e vários outros lugares realizar suas compras. Geralmente eles vão em excursões de compras que vão em ônibus.

Hoje em dia também dá para comprar roupas no atacado direto desses mesmos fornecedores pela internet. Assim você recebe as mercadorias em sua casa e já coloca na lojinha para vender.

6. Seja organizado em sua loja


Não posso mostrar como montar uma loja de roupas em casa sem falar da organização! Aqui entramos em dois pontos: a organização da loja em si e a sua organização pessoal para não misturar a vida pessoal com o negócio.

Vamos falar de cada uma por vez:

Organização da loja

Mesmo uma loja pequena e simples, precisa ser bem arrumada e organizada. Não tem muito segredo, está bem? Organizar uma loja de roupas inclui deixar o ambiente sempre limpo e cheiroso e expor os produtos de forma organizada e com os preços.

Tenha um cuidado especial com os produtos: Eles precisam estar sempre limpos, passados e cheirosos.

Organização pessoal

Minha dica é que você estipule um horário de abertura da loja onde focará seus esforços somente no seu negócio. Com ou sem cliente você tem que cumprir o horário dentro do espaço da loja e sempre procurar o que fazer para chamar clientes e vender.

Isso evita que você se distraia com coisas da sua casa, desde a fazer alguma arrumação ou até mesmo ceder à tentação de assistir televisão.

abrir uma loja de roupas em casa

7. Faça a legalização do pequeno negócio


Você sabia que até para ter uma loja em casa precisa legalizar? Pois é! Acredite: Não é nada vantajoso trabalhar de forma ilegal. Por mais que existam impostos, a regularização trará muitas vantagens.

Entre em contato com a Prefeitura do seu município ou procure um escritório de contabilidade para se informar sobre os passos necessários.

Trabalhar da forma correta vai te ajudar muito nesse seu início e ainda permitir que você expanda o negócio e chegue bem longe!

8. Divulgue sua loja de roupas em casa


Principalmente se a sua loja não é de frente para a rua, é preciso se dedicar ainda mais na divulgação. Porque esse será o único meio que os clientes chegarão até você.

Várias pessoas montam uma loja de roupas nos fundos de casa e esquecem que precisa divulgar. Então o negócio acaba não dando certo.

O primeiro passo é, simplesmente, usar o boca a boca. Você pode falar para seus amigos, vizinhos e pessoas conhecidas que está vendendo roupas e convida-los para ir até sua casa ver a lojinha.

Foque muito na divulgação pelas redes sociais também. Pois esse é o meio que tem ajudado muitos empreendedores a vender todos os dias. Portanto, crie o perfil da sua loja no Instagram e capriche nas fotos e vídeos para chamar atenção.

Vale a pena montar uma loja de roupas em casa?


Sim, vale muito a pena montar uma loja de roupas em casa e tentar fazer esse negócio dar certo. Pois é algo que exige um investimento baixo e pode dar bons resultados mesmo assim.

Só para você ter uma noção, é possível começar sua lojinha investindo cerca de R$ 3 mil Reais. Em alguns casos dá para iniciar até com menos, se você já tiver um espaço legal em casa e começar com poucas peças.

Então coloque em prática sua ideia, ofereça um atendimento de muita qualidade, trabalhe com roupas boas e você vai ver que mesmo sendo algo em casa, é possível ter resultados.

Espero que tenha gostado de todas as dicas, desejo muito sucesso e recomendo que veja também o artigo que postamos aqui com ideias de frases para loja de roupas. Pois vai ajudar na divulgação do seu negócio!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.