Se você quer aprender como montar uma loja de frios, esse guia completo foi feito para você! Com ele eu vou te apresentar os pontos mais importantes para que o seu negócio funcione e dê resultado de verdade. Gostou da ideia? Então continue comigo!
Produtos como frios e laticínios costumam fazer muito sucesso em todo o Brasil, seja para o consumo imediato ou para o preparo de diversas receitas. Como, por exemplo, lasanha para vender, misto quente, salgados e assados.
Dessa forma, é possível afirmar que abrir um negócio nesse ramo pode ser uma grande oportunidade para quem deseja empreender e não sabe por onde começar.
Por isso, preparei esse artigo com algumas dicas e informações valiosas sobre como montar uma loja de frios. Ao final do texto você terá entendido tudo o que precisa para iniciar!
Vale a pena investir nesse negócio?

A minha pergunta é: Você está motivado a dar o melhor de si para fazer a sua loja de frios dar certo? Porque logo no início do texto eu falei o quanto o brasileiro ama esses produtos –a demanda por ele é alta, existe grande potencial nesse mercado.
Só que mesmo isso não garante que você vai ganhar dinheiro. Nem o melhor negócio do mundo vai render alguma coisa se a pessoa que estiver a frente dele não estiver se dedicando o suficiente para isso.
Uma loja de frios é uma ótima opção para montar em um bairro. Pois todos os dias terão clientes dispostos a comprar o seu produto, mas para conseguir preferência e se destacar entre os concorrentes você precisa ir além do comum.
Vender frios dá dinheiro, é um bom negócio, mas você também vai precisar se transformar em um empreendedor campeão, sabe? Pensar no seu negócio todo o dia e trabalhar duro por ele.
Leia também: Loja de produtos nordestinos
Você vai precisar de regularização!
Todo negócio precisa ser regularizado, mas quando se fala de projetos que envolvem alimentação, ainda mais os frios, o cuidado e a preocupação nesse sentido se tornam ainda maiores e você precisa ficar ligado para não fazer nada errado.
Além da regularização comum, que é de uma abertura de empresa tradicional, você vai precisar ir até à Prefeitura da sua cidade para entender quais são as exigências que precisa cumprir para ganhar a licença da Vigilância Sanitária.
Existem especificações claras a respeito da estrutura, dos equipamentos que você precisa usar e até da temperatura em que os frios precisam se manter para continuarem em bom estado e não oferecerem quaisquer riscos aos consumidores.
Você precisa fazer isso de imediato! Porque todo o seu negócio deverá ser moldado de acordo com as coisas que precisam ser cumpridas. Ok?
Planejamento é importante!
Para ter sucesso no seu negócio, não basta ter uma boa ideia e querer executá-la sem um planejamento prévio e bem detalhado. É preciso, antes de qualquer coisa, pensar em cada um dos pontos que farão parte do investimento e que poderão influenciar direta ou indiretamente os resultados finais.
Isso que se chama construir uma empresa de sucesso! Não tem como você ir montando sua estrutura e todo o seu negócio por achismo e intuição, tem que pensar e planejar, nem que sejam em uma folha de papel.
Sabe por que? Com o planejamento você consegue ter uma visão geral do negócio antes mesmo dele existir, assim evita erros bobos que te causariam prejuízos e até consegue pensar em estratégias que tenham resultados melhores.
É um dos pontos básicos para quem quer mesmo construir algo que tenha lucro, sucesso e prospere com o tempo – não importa se começar pequeno, com um bom planejamento você cresce e se torna referência.

Como montar uma loja de frios: Passo a passo!
Se você quer aprender como montar uma loja de frios, mas não tem ideia do que é necessário para dar os primeiros passos, acompanhe a seguir todos os detalhes que devem ser inseridos no seu planejamento e que poderão determinar o sucesso dessa empreitada.
Veja tudo o que precisa para abrir sua loja
1. Escolha o local para a loja de frios
Sempre que um empreendedor deseja começar um negócio, a primeira coisa que ele deve considerar é a localização. Porque um negócio bem localizado, seja qual for o segmento, pode alcançar muito mais clientes e, consequentemente, muito mais lucros.
Na hora de selecionar o local onde irá funcionar a sua loja de frios, você deve ter em mente que as pessoas precisam ver o seu negócio.
Portanto, pesquise espaços que tenham boa visibilidade, de fácil acesso, que sejam próximos a centros comerciais ou ruas movimentadas, que contem com serviços essenciais (luz, água, esgoto, telefone e internet) e que possibilite a expansão do negócio com o passar do tempo.
Além do mais, leve em conta aspectos como a concorrência, especialmente em relação aos supermercados, que oferecem uma grande variedade de frios e laticínios. Porque eles podem representar uma ameaça para o empreendedor que ainda está se fixando nesse segmento do mercado.
Após a seleção do local, é importante que você procure a prefeitura do seu município ou outro órgão e se informe acerca dos requisitos necessários para a abertura do seu negócio.
2. Compre os equipamentos necessários
Para montar a sua loja de frios, você precisará adquirir alguns equipamentos. Lembrando apenas que a quantidade irá variar de acordo com o tamanho do seu negócio e o quanto você deseja investir no começo.
Veja quais são os equipamentos para loja de frios:
- Balcões de atendimento;
- Geladeiras;
- Freezers;
- Cortadores de frios;
- Balcões frigoríficos;
- Vitrines refrigeradas;
- Balanças eletrônicas e outros utensílios.
Para a área administrativa, é importante adquirir mesa, cadeira, computador, telefone, impressora, armários e outros que julgar necessário.
Quanto à estrutura, o local deverá contar com um espaço para a exposição e venda dos produtos, escritório, depósito (em condições adequadas para a perfeita conservação dos produtos), sanitários e, se possível, estacionamento.
3. Defina quais produtos irá vender
Existem diversos produtos alimentícios que são considerados frios e laticínios, todos de origem animal. Sendo assim, você tem a opção de comercializar todos eles na sua loja ou optar por oferecer apenas alguns.
Veja o que vender em uma loja de frios:
- Diversos tipos de queijos (mussarela, prato, parmesão, fresco e outros);
- Presunto;
- Salame;
- Salsicha;
- Mortadela;
- Patês;
- Requeijão;
- Manteiga;
- Iogurte;
- Hambúrguer;
- Leite (integral, desnatado e fermentado);
- Creme vegetal;
- Compotas;
- Conservas;
- Molhos e massas;
- E vários outros produtos.
Para atender a públicos específicos, você também pode oferecer outros produtos, como massas sem glúten, iogurte sem lactose, compotas com produtos orgânicos e por aí vai.
É uma boa ideia também procurar produtos coloniais para revenda. Pois são ótimos para esse tipo de negócio que você quer montar.
De qualquer forma, independentemente dos tipos de produtos que você irá oferecer na sua loja, é fundamental que você zele sempre pela qualidade dos frios e laticínios, assim como pela limpeza e higiene do local (seguindo as normas da vigilância sanitária). Esse pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

4. Monte sua equipe de funcionários
Outro ponto que deve ser considerado no planejamento da sua loja de frios é a equipe de funcionários. Nesse caso, você pode começar com poucos colaboradores e aumentar a sua equipe conforme o aumento dos lucros.
Pode ser o caso, inclusive, de você contratar apenas um ou dois atendentes (que poderão ser responsáveis também pela limpeza do local e organização dos produtos) e você mesmo ser o responsável por todas as questões administrativas e financeiras da loja de frios, bem como pelo caixa.
Seja como for, o importante é que o atendimento aos clientes seja sempre de qualidade – isso é fundamental nessa nossa lista aqui de como montar uma loja de frios.
5. Estratégias de divulgação
Dentro das dicas de como montar uma loja de frios, não poderíamos deixar de falar sobre a divulgação do seu negócio. Afinal, você terá que atrair novos clientes constantemente e, para isso, deverá utilizar algumas estratégias que podem ser extremamente eficazes.
É o caso, por exemplo, da internet. Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo virtual e criaram o hábito de buscar por diversos tipos de serviços, inclusive alimentícios, em plataformas como o Facebook e o Google.
Sendo assim, por que não aproveitar esse alcance e criar um perfil nas redes sociais e até mesmo um site para a sua loja de frios?
Além disso, você pode distribuir cartões de visita e panfletos em pontos estratégicos, investir em anúncios de rádios locais e se valer do famoso boca a boca, contando para todos os seus conhecidos sobre o seu negócio. Participar de eventos e feiras do ramo também pode ser uma forma de levar os seus produtos ainda mais longe.
6. Calcule o investimento necessário
O investimento para montar uma loja de frios vai variar de acordo com a estrutura que você quer montar e com as possibilidades que você tem atualmente. É possível dizer que fica entre R$ 25 a R$ 65 mil Reais.
Porém o valor exato você só vai saber depois que fizer o planejamento financeiro do seu negócio e estiver colocando em prática.
Preparado para iniciar?
Se você gostou das nossas dicas de como montar uma loja de frios, é hora de colocá-las em prática. Com planejamento, o seu negócio poderá alcançar ótimos rendimentos e você verá que vale a pena investir nesse segmento.