Que tal aprender como montar uma fábrica de lingerie com as dicas e o passo a passo que preparei aqui? Eles são fáceis e práticos para você colocar em prática e montar o seu negócio o quanto antes!
Não é de hoje que as lingeries são produtos grande potencial no mercado! Afinal, são produtos de uso diário. Uma necessidade feminina que também se tornou objeto de desejo e até de coleção para algumas.
A verdade é que quem tiver habilidade suficiente para atuar nesse ramo poderá conseguir ótimos resultados, seja com uma mini fabrica ou mesmo uma indústria grande voltada para a produção de grandes quantidades de lingeries.
Não importa se você tem muito ou pouco dinheiro para investir no negócio: É possível iniciar de várias maneiras e isso não impede que você tenha sucesso com a fabricação de lingeries!
Ficou empolgado? Então vem entender como montar uma fábrica de lingerie pode ser a sua chance de mudar completamente de vida!
Fábrica de lingerie dá dinheiro? Vale a pena?
Além de querer entender como é o processo da construção da fábrica, eu tenho certeza que você está bem interessado em saber se fabricar lingerie dá dinheiro mesmo ou não.
Como já te falei no início do texto, esse é um mercado que tem muito potencial, por isso as suas chances de ganhar dinheiro tendo um produto de qualidade, são muito grandes!
Naturalmente eu não tenho como dizer exatamente quanto você vai faturar, porque depende de muitas coisas – principalmente do seu trabalho, mas no geral é possível ter um faturamento mensal na faixa dos R$55 mil.
Além da questão de planejamento e organização do seu negócio, existe a parte principal que é a qualidade dos produtos!
Use os materiais do momento, como renda, microfibra, além de detalhes com laços, por exemplo. Também produza produtos que se adaptam a todos os tipos de quadris e foque realmente na satisfação da sua clientela.
Tendo essa visão e cuidado eu tenho certeza que as suas possibilidades aumentarão completamente o seu negócio fará sucesso.
Leia também: Como montar uma loja de lingerie
Como montar uma fábrica de lingerie de sucesso em nove passos

Isso mesmo! São nove passos simples e práticos que você vai dar para fazer o seu projeto sair do papel e se transformar em uma realidade sonha!
É claro que cada um desses itens precisa ser analisado e modelado de acordo com a sua realidade, mas a visão geral que estou dando vai te dar uma noção muito melhor do que pode ser feito.
Então olhe cada coisa com cuidado e atenção e assim que terminar essa leitura corra para começar a colocar em prática o quanto antes. Beleza?
Então vamos lá ao manual de como montar uma fábrica de lingerie:
1. Pesquisa para abrir uma fábrica de lingerie
O primeiro passo é não se precipitar! Esse é um negócio que vai lhe exigir um certo investimento inicial e por isso é sempre bom ter os “pés no chão” na hora de abrir a própria fábrica.
A minha dica nesse início é que você conheça melhor o mercado local de lingeries! Isso vai te ajudar a entender como é o potencial da sua região, quais são as oportunidades e até os desafios que terá que enfrentar.
Você vai perceber a procura que existe por esse produto, entender quais são as empresas que poderão firmar parcerias com você, o que está em alta por aí e localizar os concorrentes.
Os principais concorrentes costumam ser outras fábricas de lingeries ou costureiras que trabalham de forma autônoma com a fabricação desses produtos, mas isso não deve te assustar.
O conhecimento dos concorrentes pode te ensinar muitas coisas! Veja onde eles estão acertando e aplique no seu negócio, assim como também veja os erros e evite!
Essa pesquisa vai te ajudar a definir todos os outros passos, não a pule de jeito nenhum!
2. Localização
A localização é sempre um ponto importante para o negócio e você precisa ter o máximo de cuidado nesse sentido.
Geralmente as fábricas de lingeries não precisam estar localizadas no centro da cidade, mas sim em bairros mais afastados onde os pontos comerciais custam um pouco menos para alugar.
Só não se afaste muito para não dificultar o acesso de seus funcionários e clientes em geral.
O mais importante é que seja uma área que caiba no seu orçamento e que tenha tudo que você precisa para começar as suas operações sem problemas.
3. Legalização da sua fábrica
Está aqui um dos pontos mais importantes de como montar uma fábrica de lingerie: Ela precisa ser legalizada!
Depois de ter uma ideia de onde você vai se instalar, será necessário se preocupar com a legalização do seu negócio. O melhor nesse caso é procurar contratar os serviços de um contador para dar início a tudo isso de forma rápida e correta.
Basicamente você vai precisar fazer o registro na junta comercial, obter o CNPJ e a licença de funcionamento da prefeitura municipal!
4. Equipamentos e estrutura para uma fábrica de lingerie
Não tem como montar uma fábrica de lingerie sem investir inicialmente na compra de equipamentos para trabalho no dia a dia.
São basicamente as mesmas máquinas para confecção de roupas:
- Tipos diferentes de máquinas de costura;
- Mesas de trabalho apropriadas;
- Armários e estantes para guardar alguns equipamentos pequenos;
- Caixas grandes e prateleiras para estocar lingeries já prontas;
- Embalagens;
- Tesouras;
- Alfinetes e agulhas;
- E vários outros equipamentos.
Em relação a estrutura, o mais importante é que ela seja bem organizada e limpa. Deverá ser dividida em pelo menos: Área de produção, administração, copa, sanitários e estoque.
5. Equipe de profissionais

Também é necessário pensar nos colaboradores que a sua fábrica precisará. A quantidade vai depender da capacidade de produção que você quer ter, mas no geral os funcionários para uma fábrica de lingerie são:
- Costureiras;
- Pessoas para lidar com o estoque de produtos;
- Entregadores;
- Auxiliar de limpeza;
- Vendedores;
- Auxiliar administrativo;
- Recepcionista.
Uma coisa que é boa de lembrar é que em algumas situações iniciais dá para firmar parcerias de negócios com costureiras, ao invés de contrata-las como funcionárias.
Elas trabalham como prestadoras e acabam ganhando mais por isso, mas sem vínculo empregatício.
Se o seu desejo, no entanto, é ter uma indústria de grande porte, a melhor solução é ter uma equipe preparada para trabalhar na confecção das lingeries e de trabalho exclusivo para você.
6. Feche parceria com bons fornecedores
Além dos equipamentos para montar o seu negócio, também é investir no estoque de matérias primas, como tecidos, enchimentos, elásticos, pequenos acessórios para lingeries e o que mais for necessário.
Se você quiser tudo isso com um baixo custo de produção precisa encontrar lugares que vendam com preço de atacado!
O melhor caminho é comprar esses materiais com fornecedores que tenham qualidade, preço justo e deem a melhor assistência que você puder receber.
A questão é que nem sempre é fácil conseguir isso, por isso dedique um tempo para pesquisar e encontrar fornecedores tanto de materiais quanto de máquinas para fabricar lingerie.
7. Escolha a melhor forma de trabalhar
Está bem! Digamos que você já entendeu como montar uma fábrica de lingerie na parte prática. Você acha que é o suficiente para ganhar dinheiro? Claro que não!
Um dos pontos mais importantes para quem quer ganhar dinheiro fabricando lingerie é pensar na maneira que vai escolher atuar e trabalhar nesse mercado com a sua mão de obra.
Eu consigo enxergar dois caminhos para você seguir e trouxe eles aqui para que entenda e possa ver qual será o foco do seu negócio.
Só uma observação: Muitas fábricas trabalham com as duas formatações.
Crie sua própria marca de lingerie para vender
Criar sua própria marca é uma maneira de se destacar de verdade nesse mercado. Assim o seu público alvo consegue identificar o seu produto e sua marca pode se tornar um sinônimo de referência nessa área.
Um bom exemplo de marca de lingerie brasileira que faz um grande sucesso é a “Provence Lingerie”, que tem sua sede em São Paulo e acabou se tornando um verdadeiro sucesso, com várias lojas e revendedores atuando em todo o Brasil.
Para seguir por esse caminho você precisa investir em estilistas talentosos para criação, ter uma marca bem feita e ter um público alvo bem definido.
Fabrique lingerie para outras marcas
Aqui é o mesmo de terceirizar confecção de roupas. Você vai pegar uma demanda de uma marca ou de outra fábrica e criar o produto exatamente do jeito que eles querem.
Para esse tipo de serviço há grande oferta de trabalho e é por isso que as fábricas, principalmente as iniciantes, acabam focando nisso.
É preciso ter um cuidado grande com a qualidade do serviço e também com os prazos!
8. Vá atrás dos clientes!
Independente da forma que você vai escolher trabalhar é fundamental pensar e montar uma estratégia de captação de clientes.
Se o seu foco for em terceirizar sua confecção para outras fábricas e empresas, o melhor é fazer uma lista das possíveis clientes, marcar uma reunião e apresentar produtos feitos por você, além de um preço justo que valha a pena para eles.
No caso do trabalho na criação da sua própria marca é preciso pensar em maneiras de espalhá-la tanto no varejo quanto no atacado.
Você pode montar uma rede de revendedoras, pode divulgar em sites de venda ou em grupos de venda no Facebook, usar panfletos e até carros de som (dependendo da onde você more).
Outra coisa que funciona muito nos dias de hoje é fazer parceria com influenciadores digitais que tenham foco no seu público alvo. É uma das maneiras de divulgação mais efetivas atualmente.
Esse é um ponto importante de como montar uma fábrica de lingerie! Leve o tempo que precisar cuidando disso.
9. Quanto custa montar uma fábrica de lingerie?
Todo negócio tem o seu custo de montagem, seja pequeno ou grande, e para quem deseja saber montar uma confecção de lingerie não é diferente.
O valor exato varia de acordo com as decisões de cada um, mas dá para estipularmos uma média.
O investimento para montar uma fábrica de lingerie com uma boa estrutura é de cerca de R$80 mil para iniciar, já uma grande indústria não será iniciada por menos de R$ 200 mil.
Por outro lado, existem pessoas que querem montar uma fábrica de lingerie em casa e nesse caso os gastos iniciais costumam ser bem menores.
Geralmente as pequenas fábricas caseiras são iniciadas com poucas maquinas e apenas com o próprio dono responsável pela fabricação ou trabalha em parceria com 1 ou 2 costureiras.
Então é possível iniciar com um investimento a partir dos R$15 mil.
Agora é colocar a mão na massa!
Depois de um guia completo como esse fica muito mais fácil entender como montar uma fábrica de lingerie, não é?
Espero que o texto tenha te ajudado a entender o que é necessário para começar e que tenha te incentivado a dar o primeiro passo o quanto antes.
Não deixe que nada o impeça de fazer isso!
Um grande abraço e até o próximo artigo.