Ainda não sabe como montar um ferro velho, mas está pensando em abrir um negócio do tipo? Então nós preparamos dicas que podem lhe ajudar!
Esse é um tipo de negócio pouco comentado, mas que sempre existiu no mercado desde a popularização dos carros. Afinal é uma maneira de reutilizar boa parte das peças de muitos veículos e ainda ganhar dinheiro com algo que ficaria ali jogado, caso não existissem empresas especializadas na desmontagem desses veículos.
Então nesse artigo de hoje eu irei lhe ajudar a começar um ferro velho, através de dicas rápidas que lhe ajudarão a entender um pouco mais do que precisa para montar seu negócio nesse ramo!
Como montar um ferro velho?
Encontrar um local para funcionamento do seu ferro velho será a primeira necessidade. Com base nisso, será necessário buscar um local amplo onde possa lidar com o desmanche e venda das peças retiradas.
Para montar um ferro velho pequeno será preciso um espaço com cerca de 350 m² para iniciar as atividades. No entanto alguns negócios do tipo são montados em áreas superiores a 500 m², já que tudo depende da quantidade de veículos que irá desmontar.
Este espaço poderá ser dividido entre a área de desmanche, local para limpeza e seleção de peças, espaço para armazenar sucatas, a loja onde efetuará as vendas e pelo menos 2 banheiros.
A contratação de funcionários será algo indispensável, já que precisará ter pelo menos 1 pessoa responsável pelo desmanche, 2 pessoas trabalhando na seleção, higienização e etiquetagem, 1 pessoa trabalhando na loja e você como supervisor geral. Lógico que dá para começar com menos pessoas, portanto faça um planejamento e veja como irá funcionar seu ferro velho!

Como funciona um ferro velho?
Muita gente que está começando no ramo acredita que basta apenas comprar um veículo, desmonta-lo e começar vender suas peças.
Em tese, é praticamente dessa forma que funciona alguns ferros velhos, no entanto com as novas regras do Detran se tornou mais rigoroso. Já que você precisará emitir nota fiscal de entrada para cada veículo comprado para desmanche, terá até 5 dias para solicitar a baixa desse veículo junto ao Detran e somente depois disso poderá desmonta-lo dentro de um prazo de até 10 dias.
Após a retirada e higienização das peças, elas deverão ser etiquetadas com código de barras e registradas no banco de dados do Detran em até 5 dias. Pois dessa forma a fiscalização terá controle sobre as peças usadas que estão sendo comercializadas no mercado, visando diminuir o desmanche de veículos roubados.
Na hora da venda você precisará emitir nota fiscal eletrônica de cada peça vendida e todos os documentos dos veículos desmontados precisarão ser guardados por 10 anos.
Essas são as novas regras de funcionamento para um ferro velho legalizado. Então de um modo geral, os veículos chegarão ao seu estabelecimento, será feita uma descontaminação, fará todo o processo que eu descrevi anteriormente e em seguida as peças estarão prontas para venda. As peças que não terão utilidades, irão para a sucata.
Legalização do ferro velho
Até hoje ainda existem ferros velhos ilegais, no entanto as prefeituras municipais juntamente com os Departamentos de Trânsito estaduais estão exigindo a legalização de todos esses estabelecimentos. Portanto se você chegou até aqui querendo saber como montar um ferro velho, saiba que será preciso fazer tudo de forma legal.
O Detran é quem fiscaliza os desmanches de veículos, portanto antes de abrir o seu é preciso solicitar a licença de atuação junto a este órgão.
A primeira licença tem validade de 1 ano, já a partir da segunda licença você terá 5 anos para renova-la. Além disso, será preciso solicitar o alvará junto a secretaria de meio ambiente e os bombeiros.
Obviamente será preciso ter muita paciência e persistir bastante para juntar toda a documentação necessária e ir frequentemente a estes órgãos até conseguir sua licença de funcionamento.
Após isso, o seu ferro velho passará a ser um CDV (Centro de Desmanche Veicular). Vale ressaltar que ao se tornar um ferro velho legalizado, você não poderá exercer outras atividades em paralelo, como é o caso de uma oficina no mesmo local, retificadora ou venda de peças novas.
Como conseguir veículos para ferro velho?
A verdade é que ninguém vai chegar lhe dando de graça um veículo para desmanche, portanto a maneira mais comum para se conseguir veículos para seu ferro velho (seja motos ou carros), é comprando de leilões.
Na maioria dos lugares é feito leilões de veículos 2 ou 3 vezes por ano, que são aqueles veículos apreendidos pela polícia e só serve para desmanche, não podendo voltar a circular.
Uma outra forma é comprando veículos batidos. Sim, muitas pessoas sofrem acidentes hoje em dia e seus veículos ficam parcialmente ou totalmente destruídos, então acabam vendendo para ferros velhos. Aí entra o seu negócio, já que poderá reutilizar muitas peças desses veículos.

Clientes e venda das peças usadas
Os principais clientes de um ferro velho são as oficinas, que acabam recebendo veículos para realizar determinados serviços e buscam peças de boa qualidade em ferros velhos. Quem possui um veículo mais antigo ou mesmo colecionadores, também podem necessitar de peças que só são encontradas na maioria das vezes em desmanches. Então estes serão seus clientes principais.
A venda geralmente acontece na própria loja no seu ferro velho, mas com a popularização do seu negócio, os donos de oficinas poderão apenas ligar e solicitar uma determinada peça. Então você poderá oferecer a entrega, que é uma maneira de ganhar ainda mais clientes.
Uma outra maneira de expandir suas vendas e fazer com que seu ferro velho gere ainda mais dinheiro é vendendo peças usadas pela internet. Tudo o que você precisa é criar uma loja virtual própria, tirar fotos das peças e escrever uma descrição sobre cada uma delas.
Assim, as pessoas que estão procurando peças usadas, poderão comprar pela internet e você envia a peça pelos Correios ou por alguma transportadora.
Vale a pena abrir um ferro velho hoje em dia?
Até aqui eu procurei lhe mostrar algumas dicas e informações sobre como montar um ferro velho bem organizado e dentro das leis atuais, mas a dúvida que fica é se vale a pena ou não investir nesse negócio?
Em minha opinião, compensa sim, principalmente por conta da grande quantidade de veículos que estão circulando em todos os lugares, então o ferro velho acaba sendo uma alternativa de negócio para suprir as demandas que há nesse mercado.
Talvez de inicio você não conseguirá atingir bons resultados, mas a longo prazo o seu negócio tem tudo para se estabilizar e começar gerar dinheiro.
Espero que você tenha gostado do conteúdo sobre como montar um ferro velho e que possa obter muito sucesso investindo nesse novo negócio. A dica final é a de sempre: Planeje com cautela e coloque em prática suas ideias, pois os resultados podem ser surpreendentes ao começar trabalhar por conta própria!