Como encontrar fornecedores: 10 Truques usados pelos lojistas

Publicado por José Neto em 2 de março de 2022

Se você está com dificuldades e não sabe onde encontrar fornecedores, aqui eu vou lhe mostrar 10 estratégias para conseguir achar o fornecedor ideal!

Muita gente quer revender algum tipo de produto. Seja como autônomo ou em uma loja própria, mas um dos maiores desafios é justamente os fornecedores.

Realmente não é nada fácil conseguir encontrar fornecedores no mercado. Mas existem alguns detalhes que se você ficar atento, pode conseguir boas parcerias de fornecimento.

Então continue comigo e descubra 10 maneiras de encontrar bons fornecedores para seu negócio!

1. Verifique na etiqueta dos produtos


Como encontrar fornecedores de produtos

Uma das formas mais fáceis para encontrar fornecedores é, simplesmente, olhar na etiqueta dos produtos que você deseja revender. Para isso, você pode comprar alguns produtos ou apenas visitar lojas concorrentes.

Geralmente na etiqueta do produto tem o nome da empresa fabricante ou da distribuidora. Pode ter também o telefone de contato, então é só anotar tudo e verificar com esse fornecedor as condições de venda.

Talvez você não consiga o contato de fornecedores para todos os produtos que você deseja revender. Mas pelo menos de alguns para iniciar suas compras é totalmente possível conseguir usando esse método.

2. Procure fornecedores na internet


Hoje em dia a internet tem facilitado a vida de muitas pessoas e pode ajudar também quem ainda não sabe como encontrar fornecedores. Isso porque a maioria das distribuidoras e até fabricantes possuem sites ou redes sociais.

Portanto, dá para pesquisar no próprio Google pelo tipo de produto que você deseja no atacado. Ou você pode colocar o nome do produto e na frente o termo “distribuidora”, por exemplo.

Em redes sociais como o Instagram também é bastante fácil achar fornecedores. Então são opções interessantes para facilitar sua busca.

3. Procure grandes polos produtores


Outra forma muito utilizada por quem deseja revender determinados produtos é procurar onde é o principal polo produtor no Brasil. Afinal nós temos diversas cidades brasileiras que são referências na produção de vários produtos.

Como exemplo nós temos a cidade de Birigui/SP, que é referência na produção de calçados infantis. Temos também a cidade de Toritama/PE, que é um dos maiores produtores de jeans do Brasil. Além de vários outros lugares.

Então o que muitos lojistas, sacoleiras e revendedores fazem é procurar cidades do tipo, onde consigam ter contato com fábricas e fornecedores dos produtos desejados.

Vou deixar aqui abaixo um vídeo com 17 cidades onde os lojistas compram e que você pode visitar também:

4. Adquira uma lista de fornecedores


Essa é uma opção muito utilizada atualmente por quem busca por fornecedores. Porque nesse tipo de lista você já encontra o contato de muitas fábricas e atacadistas tudo organizado e em alguns casos são fornecedores já testados.

Então facilita muito a vida de quem deseja comprar produtos baratos para revender.

No entanto, nesse tipo de lista você encontrará principalmente fornecedores de roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Portanto, se for algo que você está buscando, com certeza vale a pena adquirir uma lista.

5. Tente encontrar fornecedores regionais


Tem muitos lojistas e revendedores que acabam deixando de lado os fabricantes ou fornecedores de produtos regionais e vão comprar em outros estados. Porém é sempre uma boa opção verificar também com os distribuidores locais.

Então pode ser que em sua cidade tenha alguma distribuidora que venda no atacado os produtos que você precisa. E, acredite, pode ser vantajoso comprar direto nela e revender em sua própria cidade.

Isso porque você pode economizar bastante no frete, já que não precisará trazer mercadorias de outras cidades, pode ter os produtos em seu estoque mais rapidamente e ajudar todo o comércio regional.

6. Participe de feiras e eventos


Essa estratégia de como encontrar fornecedores é muito importante em alguns segmentos. Afinal, participando de feiras e eventos dentro do seu nicho de atuação você pode ter contato não só com outros concorrentes, mas com bons fornecedores.

Geralmente os fornecedores participam de eventos com stands, onde apresentam seus produtos. Então pode ser uma excelente maneira de conhecer várias empresas em um único lugar e já verificar as condições de venda no atacado de cada uma.

Como achar fornecedores

7. Vá até o Brás e 25 de Março


Se você visitar esses 2 lugares em São Paulo, é praticamente impossível não encontrar algum fornecedor para os produtos que você deseja. Tanto que muitas pessoas saem de todas as regiões do Brasil para comprar produtos no atacado na região do Brás e 25 de Março.

Lógico que é preciso ter muita paciência e dedicação para pesquisar, passar de loja em loja, até encontrar os produtos com o melhor preço. Mas é, sem dúvidas, uma das melhores opções para encontrar fornecedores.

Nós temos aqui até um artigo com ideias de produtos para comprar na 25 de Março para revender. Vale a pena você conferir depois!

8. Converse com outros empreendedores em outras cidades


Na sua própria cidade você, certamente, não vai conseguir obter informações com seus concorrentes para saber quem são seus fornecedores. Mas em outras cidades mais distantes pode ser mais fácil conseguir isso.

Portanto, pode ser uma alternativa também no seu caso. Já que dessa forma, tendo o contato de fornecedores que atendem uma determinada cidade, pode ser que eles também atendam a sua região.

9. Busque fornecedores em outros países


A importação de mercadorias de outros países para revender no Brasil é também uma solução. Mas tudo vai depender do porte do seu negócio e do dinheiro que você tem disponível para investir.

Isso porque não é um processo fácil trabalhar com a importação e exige bastante conhecimento. Porém muitas pessoas fazem isso no Brasil, principalmente trazendo produtos da China para revenda.

Afinal, na China é possível encontrar uma variedade grande de fábricas de tudo que se imaginar.

Atualmente existem empresas que prestam consultorias para quem deseja importar da China. Então quem deseja iniciar pode contratar uma consultoria para aprender todo o processo e ter ajuda na busca por fornecedores chineses também.

10. Procure empresas que fazem terceirização


Se por algum motivo você não encontrar um fornecedor ideal ou não achar exatamente os produtos da forma como você quer, uma opção é terceirizar a produção. Fazendo assim os produtos do seu jeito e com sua própria marca para revender. Já pensou nisso?

Hoje existem várias empresas que trabalham exclusivamente com isso. Elas terceirizam a produção de produtos para lojistas e outras pessoas.

Com uma simples pesquisa no Google você vai encontrar. Basta pesquisar por terceirização ou private label do produto que você deseja vender. É algo diferente, mas que vem sendo muito utilizado atualmente no mercado por várias empresas.

Aqui mesmo nós já falos sobre terceirização de maquiagem, terceirização de cosméticos, roupas e muito mais.

Enfim, espero que tenha gostado das dicas de como encontrar fornecedores. Desejo muito sucesso na sua procura e boas vendas!!!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.