Como emitir certificado de curso livre

Publicado por José Neto em 18 de março de 2021

Para emitir certificado de curso livre você primeiro precisa ser especialista no assunto, passar o conteúdo para o seu aluno, criar ou baixar um modelo pronto e inserir as informações do treinamento que ofereceu, imprimir em papel de gramatura alta, carimbar e assinar.

Durante o texto eu vou te explicar melhor o que é o curso livre, o que precisa para emitir o certificado, quem pode fazer isso e até qual é a legislação que apoia esse tipo de coisa.

Fica comigo até o final e confira!

Como emitir certificado de curso livre

Entenda o que são cursos livres


São cursos voltados para qualificação profissional do aluno, que pode ser feito por qualquer pessoa independente do seu grau de escolaridade. 

São capacitações de formação inicial e continuada, bem diferente dos cursos de ensino fundamental, médio ou superior, já que o aluno não passa por avaliação de nota.

O objetivo é proporcionar conhecimentos profissionais que ajudem na vida pessoal, permitindo que ele faça parte do mercado de trabalho ou até que monte o seu próprio empreendimento. 

Leia também: Como montar uma escola de cursos livres

Não precisa ter CNPJ para emitir certificado


Muita gente fica na dúvida sobre o que é necessário para emitir um certificado de curso livre e a resposta é bem simples: Conhecimento na área! Não é preciso ter CNPJ para isso, basta que você seja especialista no assunto que queira tratar. 

Não é preciso ter autorização do MEC


Uma coisa que você precisa entender é que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) não regulamenta, mas aprova os cursos livres desde que eles sejam feitos de acordo com os direitos do consumidor, sem falcatruas ou qualquer outro tipo de enganação.

Como o que será avaliado é a prestação de serviço, é importante fazer isso de forma excelente, tendo conhecimento do código de defesa do consumidor para cumprir à risca as regras.

Conheça a legislação que aprova os cursos livres

Para que você se sinta mais tranquilo, eu trouxe abaixo três exemplos para legislação de cursos livres que deixam claro que esse tipo de treinamento pode ser feito e é legal, veja:

Art. 7º da Lei nº 9.394/96

Esse artigo deixa claro que o ensino é livre à iniciativa privada. É preciso, no entanto, que ele esteja de acordo com algumas normas como que tenha autorização do poder público, que haja capacidade de autofinanciamento e que cumpra as normas gerais da educação nacional.

Art. 3º do revogado Decreto nº2.208/97

Esse artigo diz que a educação profissional também compreende o nível básico que é destinado a qualificação, requalificação e reprofissionalização de trabalhos, independente de escolaridade. Esse é o que se assemelha com os cursos livres.

Art. 4º

Esse artigo fala explicitamente que a educação profissional de nível básico é uma espécie de modalidade não-formal que tem como objetivo ajudar o profissional a se requalificar no mercado de trabalho, exercendo funções de uma melhor maneira.

Onde se deve ministrar o treinamento?


Existem maneiras diferentes para você oferecer os cursos livres. A primeira é da maneira mais tradicional, em um ambiente físico com auxílio de professores e uma sala de aula. O aluno terá que cumprir um cronograma, horas e por aí vai.

Outra forma para ministrar os cursos livres é a internet e venhamos e convenhamos que é a ferramenta mais utilizada para esse tipo de produto. A internet deu um “bum” nesse negócio de cursos livres e é uma ótima oportunidade para que você venda o seu.

Você pode tanto fazer parcerias com sites e blogs do mesmo segmento do que você oferece, como pode criar o seu próprio espaço na internet e até utilizar as redes sociais para oferecer seus cursos e alcançar um maior número de pessoas.

A importância dos cursos livres para o currículo profissional


certificado de curso livre

Uma coisa é certa, hoje em dia para que você se destaque no mundo dos negócios, seja como empregado ou como empreendedor, é preciso que você tenha conhecimento a mais. Que seja mais aprofundado, que tenha base e vários outros detalhes.

Quando seu currículo está recheado de cursos livres, você não é só visto com outros olhos (o que te abrirá mais portas e janelas) como também se torna um profissional mais preparado para lidar com algumas situações e para oferecer produtos e serviços com qualidade excelente.

Ao oferecer um curso livre você precisa suprir as necessidades do profissional que quer se destacar e quer ser referência no meio da multidão. Por isso, invista em profissionais qualificados para fazer a criação e produção do seu curso.

Esse tipo de curso ajuda muito quem está estudando


Outra vantagem é que com o certificado livre o indivíduo consegue contar horas curriculares na instituição que estuda, seja uma faculdade ou um curso técnico. Como para toda formação é preciso cumprir um número significativo de horas, ao ministrar um treinamento com certificado, você pode atrair em peso esse público. 

Dicas importantes na hora da impressão


Agora a gente precisa mostrar como emitir o certificado de curso livre de uma forma mais prática, voltando a atenção para a impressão. Para oferecer algo profissional e bonito aos seus alunos, é preciso analisar as seguintes coisas:

Procure por uma gráfica

A melhor coisa é buscar por uma gráfica que possa fazer a impressão com o máximo de qualidade possível. Se o seu objetivo for ministrar cursos durante todo o ano, tente fazer uma parceria com a empresa. 

Cuidado com o papel

A gente até vê por aí pessoas que imprimem certificados em papel de ofício normal, mas vou te dizer: Isso te coloca na ala do amadorismo. 

Esse documento precisa ser impresso em um papel mais resistente e grosso, já que deve durar por longos períodos e dar um ar de poder. Por isso, na hora que estiver na gráfica, peça para que te apresentem os papéis de maior gramatura.

Adapte um modelo à sua realidade

Existem vários modelos gratuitos de certificado de cursos livres na internet, mas o mais legal é que você mesmo pode criar um adaptado de acordo com a sua necessidade e sem dificuldade. 

O Canva é um aplicativo e site que te permite criar várias coisas de uma forma bem simples e intuitiva. Então vá lá, conheça a ferramenta, aproveite modelos prontos e vá editando com suas informações. 

Ofereça também a versão digital

Alguns alunos vão fazer o curso à distância e é justamente por isso que você também pode oferecer uma versão digital. Basta salvar o arquivo do seu certificado em PDF e mandar por e-mail. Rápido, fácil e sem custo. 

Crie seu curso e ofereça certificado!


Agora que você já sabe como emitir certificado de curso livre, ofereça essa vantagem no seu curso. Com certeza você vai conseguir atrair mais pessoas e lucrar mais com o seu negócio. 

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você tenha muito sucesso.

Um abraço e até mais!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.