O primeiro passo para vender para supermercados é ter um produto de qualidade e um preço definido que seja interessante para o dono do mercado.
Em seguida você deverá bater de porta em porta em cada supermercado mostrando seu produto, o preço e tentando assim uma parceria de fornecimento.
Naturalmente não é nada fácil conseguir uma boa parceria com empresas locais, mas se você tiver um produto que interessa a eles e tiver algum diferencial, a negociação pode ir a frente.
Um exemplo disso pode ser a entrega mais rápida, o custo de frete mais barato, um preço menor ou até mesmo igual ao do concorrente, mas com certos diferencias. São detalhes que podem lhe favorecer no momento da parceria.
Veja algumas dicas de como vender para supermercados, começando do zero:

1. Tenha bons produtos e experiência no mercado
Não tem como vender para supermercados e firmar boas parcerias de negócios sem ter produtos de extrema qualidade para oferecer.
Digo isso porque os seus produtos terão que agradar dois tipos de pessoas, tanto os donos de empresas quanto os clientes finais. Portanto, quanto mais bem feito e quanto mais você conseguir satisfazer a necessidade que aquele público possui, maiores são suas chances de sucesso ao começar vender para supermercados na sua cidade.
A minha dica também é que você procure efetuar uma boa quantidade de vendas inicialmente. Vá se tornando conhecido no mercado e vendendo por conta própria antes de tentar encontrar supermercados que irão se tornar seus clientes.
Quando você se torna uma pessoa conhecida e seus produtos ganham um maior destaque no mercado, é possível conseguir parcerias com uma maior facilidade. Diferente de quando se entra no mercado e já tenta ganhar uma grande credibilidade através de parcerias desse tipo.
Leia também: Como montar um mercadinho
2. Legalize seu produto
Dificilmente você conseguirá encontrar supermercados interessados nos seus produtos se não estiver totalmente legalizado. Digo isso não só pelo profissionalismo que você irá passar, mas principalmente porque sem ter um negócio formal não será possível vender e fornecer nota fiscal aos seus clientes.
Lembre-se sempre que todos os supermercados irão exigir esse tipo de nota em cada compra efetuada e você como fornecedor não poderá negar.
Portanto, se você está começando agora seu negócio e querendo saber como vender para supermercados, eu recomendo que preze primeiro por uma boa estrutura física, procure legalizar sua pequena fábrica ou distribuidora para poder atender com qualidade e construa assim um nome no mercado para só depois tentar oferecer seus produtos a grandes empresas regionais.
Infelizmente como MEI (microempreendedor Individual) você não pode vender para supermercado. Porque como MEI você só pode vender para o cliente final. E nesse caso o supermercado iria comprar de você para revender, então você precisa abrir uma ME (Microempresa) para isso. Eu recomendo que consulte um contador para entender o que fazer.
3. Procure supermercados menores
Talvez seja muito difícil conseguir vender seus produtos para grandes redes de supermercados logo de inicio. Então o ideal é começar de baixo, atendo os mercadinhos de bairro e minimercados.
Geralmente as grades redes de mercados já tem muitos fornecedores grandes e em muitos casos eles vem de outras cidades ou estados. Então acaba sendo um pouco difícil competir com eles.
Mas os supermercados pequenos não tem tantos fornecedores assim e são mais flexíveis para firmar parcerias. Portanto, pode ser um bom caminho para você iniciar.

4. Tente a consignação dos seus produtos
Muitos donos de supermercados não vão querer investir na compra dos seus produtos. Afinal eles não conhecem, não sabem se vai vender e talvez não possam comprar naquele momento.
Mas você poderá tentar uma parceria de fornecimento através da consignação. Onde você deixa seus produtos e só recebe pelo que o supermercado vender.
Assim poderá ser mais interessante para o dono do mercado e você consegue colocar seu produto nas prateleiras de uma vez por todas.
Porém, mais uma vez, é necessário apresentar algumas vantagens. Afinal pode ser que no mercado já tenha bastante produto parecido com o seu, então é preciso ter um diferencial para que o proprietário aceite o seu.
5. Seja organizado
Algo fundamental para quem está buscando informações sobre como vender para supermercados é manter uma boa organização tanto na sua própria empresa quanto no dia a dia com relação aos pedidos, entregas e suporte aos clientes.
Até porque, o supermercado pode não se interessar mais pelos seus produtos pelo simples fato de você não entregar no dia e horário marcado.
6. Tenha um meio de entrega
Hoje em dia é indispensável ter um meio de transporte para fazer suas próprias entregas diretamente no estabelecimento dos seus clientes e esse pode ser um diferencial muito bom.
Pois você poderá oferecer a entrega grátis ou por um preço menor que os concorrentes e isso fará com que seu cliente economize. Ao invés de gastar pagando frete de mercadorias vindas de outros locais.
Tudo vai depender do seu produto e da quantidade que precisará fornecer. Então o seu meio de transporte pode ir desde um veículo utilitário até um caminhão.
Vale a pena vender para supermercados?
Vale a pena vender para supermercados sim, desde que essa seja a sua estratégia de negócio para trabalhar.
Afinal, se você conseguir vender direto para o cliente final e tiver maneiras de vender em grande escala, certamente seria uma opção mais vantajosa. Afinal, você teria uma margem de lucro maior no seu produto.
Porém a venda para supermercados também tem grandes vantagens, apesar de proporcionar uma margem de lucro menor. Porém a principal vantagem é que você ganha escalabilidade no seu negócio.
Porque o seu produto estará exposto em vários supermercados e poderá atingir um público muito grande. Então você tem uma margem de lucro menor, mas talvez um número de vendas muito grande. Que compensa bastante no final das contas.
Comece vender com cautela…
Então ao longo desse artigo de hoje eu mostrei apenas algumas dicas úteis para quem deseja saber como vender para supermercados. No entanto tudo deve ser começado com o máximo de cautela.
A minha dica final é que você comece fornecendo seus produtos para mercadinhos no bairro ou revendedores que trabalham com pequenas barracas de rua, por exemplo. Após um certo tempo será possível se tornar um distribuidor conhecido e facilmente poderá firmar parcerias com supermercados de grande porte na sua região.
Um bom exemplo disso são os pequenos fabricantes de chinelos que trabalham a partir de casa com uma máquina especifica para isso. Eles produzem chinelos em grandes quantidade e fornecem para pequenos supermercados no próprio bairro.
Então essa talvez seja uma grande ideia de negócio para quem pensa em vender para supermercados, mas ainda não começou a produzir nada.
Para finalizar eu espero que tenha gostado de todas as dicas e aproveite também para continuar lendo nossos próximos artigos aqui no site.