Para montar uma escola de cabeleireiro é necessário um espaço com cerca de 50 m² e um investimento na faixa dos R$ 60 mil Reais. Será preciso ter instrutores capacitados e investir em toda a estrutura necessária para as aulas.
Além disso, você deve legalizar a escola e seguir as normas do Decreto 5.154 para emissão dos certificados para os alunos.
Naturalmente uma escola de cabeleireiro tem como objetivo qualificar pessoas interessadas em aprender essa profissão. Seja para conseguir um emprego, para montar um salão de beleza ou de cabeleireiro.
Então é algo muito bem requisitado e que desperta o interesse de muitas pessoas em qualquer lugar.
O espaço ideal para aulas de cabeleireiro

O local onde irá instalar sua escola de cabeleireiro deverá ser muito bem apropriado para o funcionamento do negócio. Até porque o ensino de pessoas, a organização de equipamentos de trabalho e o recebimento constante de clientes requer um espaço amplo.
O ponto comercial nem precisa ser exatamente no centro da cidade, mas de preferencia que seja em um bairro de fácil acesso e onde exista uma grande circulação de pessoas. Afinal você precisará de clientes constantemente para treinar seus novos alunos.
Com um espaço de aproximadamente 50 m² você consegue abrir uma escola bem organizada.
O espaço interno deverá ter a área de ensino com todas as cadeiras e acessórios de trabalho. Além disso, será necessário ter um banheiro e um pequeno estoque de produtos.
Equipamentos para montar uma escola de cabeleireiro
No processo de montagem da sua escola de cabeleireiro será preciso investir na compra de vários equipamentos. Porém tudo isso vai depender da quantidade de alunos que irá ter durante o treinamento e do tamanho da escola.
Dentre todos esses equipamentos indispensáveis para o funcionamento do seu novo negócio, será preciso comprar algumas coisas como:
- Espelhos;
- Cadeiras para cortes de cabelo;
- Lavatórios;
- Secadores;
- Pranchas;
- Chapinhas;
- Máquina de cortar cabelo;
- Tesouras;
- Tintas para cabelos;
- Shampoos;
- Toalhas;
- E outros itens…
Esses são apenas alguns dos principais equipamentos que você precisará comprar. Além disso deve investir na decoração do espaço e outros acessórios de trabalho.
Investimento para abrir uma escola de cabelo
O valor necessário para iniciar sua escola será muito variável. Isso porque depende do tamanho, localização, equipamentos que você vai comprar e muito mais.
O SEBRAE estima que o investimento fique na faixa dos R$ 60 mil Reais. Já que será necessário investir na aquisição de várias cadeiras para corte e toda a estruturação do espaço.
No entanto é totalmente possível iniciar com menos sim. Desde que seja uma escola menor e voltada para treinar de 5 a 10 alunos por vez.
A contratação de instrutores para a escola
Ter bons profissionais para ensinar os alunos da sua escola será algo fundamental para que as expectativas de quem está investindo no curso seja realmente atingida.
Até porque por mais profissional que você seja não conseguirá dar conta sozinho se a quantidade de alunos for grande.
Para quem deseja montar uma escola de cabeleireiro masculino e feminino, será preciso encontrar instrutores para ambos os tipos de pessoas e planejar também como será a estrutura da escola para oferecer esse ensinamento para variados tipos de alunos.
No inicio o mais recomendado é contratar profissionais da área que já tenham salões próprios e que possam oferecer esse ensinamento em um determinado momento.
Com o passar do tempo, o ideal seria pegar alguns dos seus próprios alunos mais bem sucedidos e contrata-los para trabalhar como instrutores da própria escola.

Como ganhar dinheiro com uma escola de cabeleireiro?
Quem decide montar uma escola de cabeleireiro tem os cursos de qualificação como principal foco. Ou seja, você pode cobrar uma mensalidade de cada aluno, caso o curso demore alguns meses, ou mesmo um valor fixo para todo o curso de cabeleireiro.
Dessa forma você irá ganhar dinheiro através da formação das turmas, que poderão ser nos 3 turnos do dia.
Além dos ganhos dos alunos, muitas das escolas desse tipo oferecem os mesmos serviços de um salão de beleza comum, só que com preços bem mais acessíveis.
Tudo isso acontece porque são os próprios alunos iniciantes que prestarão tais serviços com o intuito de aplicar aquilo que está aprendendo. Então será mais um lucro para o caixa da sua escola de cabeleireiro.
Então dá para oferecer serviços bem baratinhos, apenas para atrair pessoas para sua escola e treinar seus alunos. Em alguns lugares as escolas oferecem até mesmo cortes gratuitos.
Legalização do curso de cabeleireiro
Algo que você deverá se preocupar será com a legalização da sua escola de cabeleireiro. Afinal esse será um negócio como qualquer outro e requer a formalização.
Você precisará obter o CNPJ, licença da prefeitura para atuação no mercado e todos os outros detalhes.
O recomendado é procurar um contador para lhe auxiliar nesse processo de abertura legal da sua empresa. Essa é a forma mais prática de agilizar tudo isso e ter o auxilio de alguém que é especializado nessa área.
Como emitir o certificado do curso de cabeleireiro?
Uma dúvida que muita gente nos pergunta sempre é como emitir os certificados para os alunos da escola de cabeleireiros? Alguns iniciantes tem até dúvida e não sabem quem pode ou não pode emitir esse tipo de certificado.
Basicamente, o curso de cabeleireiro é considerado um curso livre. Portanto ele não precisa da autorização do MEC para ser oferecido no mercado.
Da mesma forma, você não precisa de nenhuma autorização para emissão dos certificados de conclusão do curso. Tudo o que você precisa é ter uma empresa aberta na área para poder oferecer o certificado físico ou digital para seus alunos.
O próprio Decreto 5.154 de 23 de Julho de 2004 diz que os cursos livres são válidos e permitidos no mercado.
Então você pode criar seu próprio modelo de certificado ou seguir alguns modelos já existentes no mercado. Basta colocar todas as informações corretas, nome da sua escola, sua assinatura e outros detalhes. Veja o que deve ter no seu certificado:
- Nome completo do aluno;
- Nome do curso;
- Instituição de ensino que deu o curso;
- Carga horária do curso;
- Local e data;
- Assinatura da instituição.
Se você tem dúvidas quanto a criação do seu certificado, o ideal é procurar um modelo que você goste e procurar uma gráfica em sua cidade. Eles podem produzir um modelo personalizado para sua escola.
Depois é só ir editando com os dados de cada aluno e imprimir para entregar no final do curso.
Algo que algumas escolas de cabeleireiro costumam fazer para garantir a autenticidade do certificado é autenticar cada certificado no cartório da cidade. Assim como explicou o Sérgio no comentário aqui abaixo.
Dicas para abrir uma escola de cabeleireiro
Para que a escola de cabeleireiro obtenha o sucesso tão esperado será preciso levar algumas pequenas coisas em consideração. Então veja as dicas que temos para você começar com o pé direito:
- Seja organizado com suas turmas – Ao montar uma empresa desse tipo é preciso pensar primeiramente na organização que será dada as suas turmas de alunos. O ideal é que você ofereça um curso bom, de no mínimo 1 mês e com toda a qualidade possível, respeitando sempre os seus alunos.
- Cobre um preço justo pelo curso – Mesmo se tratando de um tipo de curso muito procurado no mercado, se você deseja formar turmas frequentemente é preciso oferecer primeiramente um preço compatível com a qualidade do serviço que será oferecido. O recomendado é fazer uma pesquisa no mercado para definir um preço ideal, mas uma boa promoção inicial pode dar muito certo também.
- Faça uma boa divulgação regional – No começo você poderá encontrar dificuldades em conseguir os primeiros alunos. Então o passo mais interessante para seguir é a implementação de uma boa campanha publicitária, divulgando a abertura do novo negócio e convidando as pessoas interessadas.
Vale a pena montar uma escola para cabeleireiros?
Saber exatamente se vale a pena ou não montar uma escola de cabeleireiro é algo difícil, pois tudo vai depender de muitos fatores. Naturalmente o mais indicado para fazer é uma pesquisa de mercado antes de abrir as portas sua escola.
Através dessa pesquisa será possível saber se as pessoas tem interesse em aprender e ter assim uma noção da quantidade de alunos que poderá ter inicialmente.
Eu acredito que vale muito a pena sim investir em uma escola para cabeleireiros. Porém a verdade é que esse é aquele tipo de negócio para cidades maiores, onde existe uma grande quantidade de pessoas interessadas em aprender.
Quando se monta uma escola desse tipo em uma cidade muito pequena, a tendência é que os resultados não sejam tão interessantes quanto o esperado.
Agora é sua vez!
Espero que as dicas para abertura da escola tenham sido úteis e lhe ajudado a entender um pouco mais desse tipo de empresa.
Agora é sua vez de analisar tudo o que foi passado aqui, fazer seu próprio planejamento e montar um plano de negócio para iniciar a execução dessa ideia.
Desejo muito sucesso desde já e recomendo que foque na sua ideia. Porque tem tudo para dar muito certo!