A chegada da crise no Brasil trouxe com ela muitos problemas financeiros, principalmente para quem tem empresa. Em tempos normais já é difícil manter o controle da situação, mas na crise isso se agrava e muitos se perguntam: como vender uma empresa com dívidas?
Eu mesmo infelizmente conheço alguns amigos que tiveram que responder essa mesma pergunta, e pode ser uma situação complicada. Pensando nesses conhecidos que passaram por isso, decidi criar algo que pudesse ajudar as pessoas, e surgiu esse artigo.
Afinal de contas, chega num momento da caminhada em que a melhor solução é se desfazer daquilo que se acumula, ou seja, as dívidas da empresa. Fique sossegado, e saiba que vou apresentar algumas dicas para te ajudar nesse momento de decisão.
Quer saber como vender uma empresa com dívidas? Apesar de não ser a situação ideal, as vezes é necessário abrir mão de algo agora, para ser capaz de retomar mais à frente, não é verdade? Sendo assim, confira essa leitura!
Conte com um profissional para te auxiliar
Para quem está passando por isso, pode parecer não haver saída, pois o empreendedor naquele momento de decisão, só enxerga as dívidas. Dessa forma, ele acaba deixando de ampliar seus pensamentos e surgir com saídas para esse momento.
Mesmo que seja algo que você precise decidir o que vai acontecer, não quer dizer que você não possa ter alguém ao seu lado, não é verdade? Uma boa saída então, é contar com um contador experiente e um advogado para te aconselhar.
O contador pode iluminar a situação financeira, ou seja, mostrar onde estão os principais erros que te trouxeram para esse cenário. Isso poderia ser muito útil para determinar como o processo de venda pode ser aliviado.
Já o advogado irá te auxiliar de maneira legal apontando o que pode ser corrigido judicialmente falando, ou mesmo amenizar a questão das dívidas, que certamente se empilham na caixa de correspondência.

Junte todas as contas que sua empresa deve
Além de ter esses dois profissionais juntos com você nessa caminhada, ainda é necessário estar atento a alguns aspectos. Muito empreendedores poderiam facilitar o processo de venda de uma empresa com dívidas, com ações simples, mas esquecidas.
Por medo de visualizar o valor total das dívidas, eles acabam deixando de lado esse aspecto. Por outro lado, isso apenas cria mais problemas, pois como você vai determinar o valor da venda, se não conhece o valor da dívida da empresa?
Saiba que as dívidas serão todas transmitidas para o novo comprador, então é imprescindível saber de cada centavo que a empresa deve. Ao realizar tal levantamento, você fica inteirado da real situação e aumenta a tomada de decisão na hora da venda.
Como vender uma empresa com dívidas: 5 dicas essenciais!
Sem sombra de dúvidas, esse é um tipo de situação que ninguém deveria estar passando, mas infelizmente a condição financeira é um forte agravante e ninguém está livre disso. Entretanto, saiba como vender uma empresa com dívidas, pois não é o fim do mundo igual todo mundo pinta.
Você precisa apenas de um guia, que por acaso você acabou de encontrar, confira!
1. Anuncie por um valor abaixo da linha de mercado
Na hora de estipular o valor de venda da empresa, tenha em mente que você precisa manter um valor atrativo, portanto, abaixo do que o mercado pede no momento. Outro aspecto importante, é não incluir o valor da dívida no preço de venda.
Dessa forma, você incentiva e consegue maiores chances de atrair compradores com intenção real de comprar. Por isso é tão importante contar com um contador e advogado.
Como você conseguiria determinar o valor final de venda, se não souber como realmente está seu negócio, não é mesmo? Tenha todos os valores e saiba exatamente com o que está lidando na hora de vender.
2. Inove nas formas de pagamentos
Quer oferecer ao possível comprador a sensação de que ele está, de fato, fazendo um bom negócio? Ofereça a transferência da dívida como forma de pagamento, pois boa parte do valor da dívida pode ser captada pela operação do negócio.
Nesse momento é importante você pensar em tudo que possa despertar o interesse dos compradores e empreendedores. Afinal de contas, esse é o principal chamariz, pois se não houver benefícios, qual seria a intenção de comprar uma empresa cheia de dívidas, não é mesmo?
3. Auxilie no processo de transição da empresa
Vou supor uma situação um pouco diferente, onde quem estivesse atrás de uma empresa com dívidas fosse você, está bem? Você percebe que tem um potencial negócio que poderia realmente estar interessado.
Ao procurar o responsável pela venda da empresa, vocês acabam fechando negócio. Mas no momento em que a papelada está assinada, o vendedor desaparece e deixa você, literalmente com a batata quente na mão.
Não seria muito mais honesto e interessante se ele te auxiliasse nesse primeiro momento de transição? Pois então, é justamente isso que você precisa oferecer para seu futuro comprador, um período de ajuda para ele conseguir se adequar de forma correta aos negócios.
4. Negocie as formas de receita
Assim como na dica anterior onde é recomendado você acompanhar por um período o novo proprietário, você pode tirar proveito dessa situação. Ao fechar o negócio com um valor abaixo de mercado, existe uma margem para recuperar parte desse montante.
Ao acompanhar no dia a dia a adaptação do novo proprietário, alguns empreendedores recebem uma remuneração por isso. Seja ela fixa, por participação de lucros ou um combinado dessas duas modalidades.
Conforme o trabalho é desenvolvido, parte daquele valor que você baixou no momento da venda, é recuperado, pois esse período pode ser estendido, ou seja, é um acordo de ambas as partes.

5. Crie um contrato assertivo e seja honesto
Para efetuar a venda será necessário criar um contrato onde tudo esteja especificado, não é mesmo? É nesse momento em que tudo referente à empresa deve ser incluído, seus bens, valores, dívidas e tudo mais que faça parte do negócio.
Portanto, tenha tudo estipulado e especificado nesse documento, inclusive e muito importante, as dívidas atualizadas do negócio. Em outras palavras, a venda só acontece quando existe uma base forte de confiança e isso é alcançado com transparência.
Haja da maneira mais honesta possível e transmita isso na hora da negociação, mesmo porque, você não gostaria de ter problemas depois do acordo estar fechado, não é mesmo?
Procure sempre pelo melhor negócio, conheça o interessado pela compra e suas reais intenções, para que assim, não aconteça nenhum tipo de problema para ambas as partes.
Como vender uma empresa com dívidas? Baseie as possíveis negociações na honestidade, tenha profissionais capacitados para te acompanhar durante todo o processo e procure sempre pela melhor forma de fechar o negócio.
Se dessa vez o barco afundou, não quer dizer que você não seja capaz de nadar e futuramente construir um novo barco, basta perseverança e espírito de empreendedor.
Bons negócios!