Como ser um bom vendedor de cosméticos

Publicado por José Neto em 10 de janeiro de 2013

Veja como ser um bom vendedor de cosméticos.

O grande objetivo de quem começa trabalhar com vendas é se tornar o melhor vendedor do mundo, ou pelo menos na sua região, mas isso muitas vezes se torna uma tarefa bem complicada.

Os produtos de beleza estão hoje na lista dos mais procurados no mercado e trabalhar com eles pode ser algo bem gratificante e rentável. Porém o que muitas dessas pessoas querem realmente saber é como ser um bom vendedor de cosméticos e se tornar uma verdadeira referencia na sua região.

Veja algumas dicas a seguir citadas por alguns vendedores do ramo, que tiveram a gentileza de responder nossas perguntas.

Dicas de como ser um bom vendedor de cosméticos

1. Saiba se relacionar com os clientes


Ter um bom papo e saber se comunicar com os clientes é o mínimo que você deve buscar. Afinal é através do seu bom relacionamento com a clientela que se pode criar um certo vínculo e se tornar um bom vendedor de cosméticos.

Segundo Márcia, que é uma grande amiga e vendedora de cosméticos, ela procura transformar todos os seus clientes em verdadeiros amigos e isso facilita muito na hora de vender não só pela primeira vez mas também nas próximas vendas.

Leia também: Fornecedores de cosméticos

2. Conheça todos os seus produtos


Dentre todas as respostas citadas pelas pessoas que já trabalham com a venda de cosméticos, conhecer os produtos que se está trabalhando foi a que mais apareceu.

Tudo isso porque você só conseguirá um bom desempenho e se tornará um bom vendedor de cosméticos se conhecer o que tem nas mãos para vender, se souber tirar as dúvidas dos seus clientes, se souber recomendar aquilo que eles realmente precisam e sem falar que esse é um modo de se tornar mais profissional.

3. Não tenha preguiça de trabalhar


A preguiça de trabalhar pode ser um dos grandes obstáculos de quem sonha em ser um bom vendedor de cosméticos e essa é uma regra não só para essa área, mas para qualquer coisa que se pretende fazer.

A grande verdade é que dependendo do seu tipo de trabalho, para vender mais cosméticos, você precisará sair de porta em porta oferecendo seus produtos, precisará se esforçar para fazer com que aquela pessoa compre seu produto e tudo isso exige trabalho.

Portanto, procure deixar a preguiça um pouquinho de lado, foque no seu trabalho e se torne um bom vendedor de cosméticos.

4. Seja um bom vendedor de cosméticos inovador


A área de cosméticos é uma das que mais cresce atualmente e sempre está surgindo novos produtos. Com base nisso, para ser um bom vendedor você precisa acompanhar o ritmo e oferecer todas as novidades possíveis para seus clientes.

O ideal é que fique sempre atento aos produtos novos que forem surgindo, procure fazer testes para depois recomendar a seus clientes e busque o máximo de informações possível. Esse é o papel de um bom vendedor de cosméticos que se interessa pela satisfação dos clientes.

5. Diversifique os seus produtos


O bom vendedor de cosméticos não é aquele que vende apenas o que ele acha que é bom ou dá mais lucro, porque quem define isso são os clientes e ele deve vender o que eles querem e procuram.

Se você deseja se dar bem com a venda de cosméticos, então não fixe apenas em uma linha de produtos ou em uma única empresa do ramo, porque você pode estar perdendo vendas e nem sabe disso. Diversificar seus produtos é algo muito recomendado para agradar todos os tipos de pessoas.

6. Coloque tudo isso em prática


Sim, a última etapa para se tornar um bom vendedor de cosméticos é, simplesmente, colocar tudo isso que citamos nesse artigo em prática.

De nada adianta você saber como é o processo para se dar bem com as vendas se não consegue coloca-lo em funcionamento. Então dedique a isso e vá avançando cada etapa de uma vez.

Espero que tenha gostado das dicas e aproveite para compartilhar com mais pessoas e deixar seu comentário.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.