Normalmente quem compra óleo de cozinha usado são pessoas e empresas que o utilizam de matéria prima para produção de outras coisas. A gente pode citar fábricas de produtos de limpeza, usinas de biodiesel, fábricas de ração e indústrias que trabalham com resina para tintas e glicerina.
Hoje em dia existem até empreendimentos que conseguem refinar esse óleo usado para ser reaproveitado para a fritura de alimentos. Por fim, não posso deixar de citar as cooperativas de reciclagem que adquirem esse produto para revenda.
3 empresas que compram óleo de cozinha usado

Eu fiz uma pesquisa na internet e encontrei 3 empresas que trabalham com a reciclagem de óleo de cozinha usado. Entre em contato e busque mais informações sobre como é feito o trabalho, a quantidade que eles recebem, quanto pagam…
Caso nenhuma dessas empresas fique na região em que você mora, não se desanime! Entre em contato com as pessoas daí que eu tenho certeza que tem alguém que precisa desse material – até a Prefeitura pode ter esse tipo de informação para você.
Confira:
1. Preserva Recicla
A Preserva coleta óleo de cozinha usado e o transforma em matéria prima para produção de biodiesel. Pelo que vi a compra do material é através de parceria com coletivas. Isso significa que o interessa da empresa é em grandes quantidades.
Ela atua nas zonas Oeste e Sul da cidade de São Paulo, abrangendo alguns municípios por perto. Sua capacidade de beneficiamento é de 5 mil quilos de óleo por dia.
- Site: www.preservarecicla.com.br
- WhatsApp: (11) 97445-7241
2. Instituto Trevo
O Instituto Trevo compra sucatas de óleo e gordura vegetal principalmente da cozinha de empresas. Em alguns casos pode existir compra ou troca por produtos de limpeza. Ele também atua recolhendo o resíduo em condomínios e algumas empresas.
O foco da marca é ajudar o meio ambiente, transformar o óleo em biodiesel e ainda gerar renda para população mais carente. A ONG fica no bairro da Mooca, em São Paulo.
- Site: trevo.org.br
- WhatsApp: (11) 9911-94855
3. Biolitoral
A Biolitoral está no mercado há 13 anos e trabalha com a compra e coleta de óleo de cozinha usado. A ideia principal é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da água. A empresa tem estrutura e tecnologia para processar o produto e garantir 100% de reaproveitamento.
- Site: biolitoral.com.br
- Telefone: (13) 3473-8800
Procure por pessoas que trabalham com produção de produto de limpeza
Como falei no início do texto, muitas empresas utilizam o óleo de cozinha usado como matéria prima na produção de outros itens. Um dos negócios mais comuns e fáceis de encontrar nesse sentido é o de fabricação de produtos de limpeza, principalmente de sabão em barra.
Por isso, eu acho que vale a pena procurar na sua região por esse empreendimento. Muita gente trabalha com isso informalmente, em casa mesmo e o óleo é uma dos ingredientes mais importantes.
Converse com alguns vizinhos e conhecidos, dê uma volta no seu bairro, faça uma pesquisa no Google e eu tenho certeza que pode encontrar alguns parceiros.
Não esqueça dos sites de compra e venda!

Outra coisa que percebi é que tem muita gente que compra óleo de cozinha anunciando isso em sites de compra e venda, como Mercado Livre e Olx. Por isso, dê uma pesquisada por lá e veja se não consegue fechar negócio.
Outra alternativa é fazer um anúncio chamativo nesses lugares. Faça uma descrição explicando exatamente a quantidade de óleo que tem e a região que atua, se faz entrega ou se a pessoa precisa pegar na sua mão.
Também vale a pena anunciar em grupos de venda do Facebook e até em grupos que participa no WhatsApp. Não custa nada tentar.
Quanto dá para ganhar vendendo óleo de cozinha usado?
Não ache que você vai ficar rindo guardando o óleo que utiliza em casa para vender. Essa é uma alternativa para não prejudicar o meio ambiente e fazer uma renda extra, mas para ficar rico só investindo no negócio em grande escala.
O preço do litro do óleo de cozinha usado vai variar de acordo com a região, mas normalmente fica em torno de R$1 a R$1,50.
Quem compra, mesmo utilizando como matéria prima na sua produção, não tem interesse nenhum em pagar muito caro por isso. Se o preço for alto eles não conseguem a margem de lucro que precisam para fazer com que o negócio se sustente.
É claro que se você for vender em grande quantidade o preço deve ser negociado. Quanto maior a demanda, maior também deve ser o desconto que você vai dar ao comprador.
Agora se for vender da sua casa, já dá para ter uma noção que o faturamento em si não será muito, não é? Vale a pena você ir juntando e só fazer a venda quando chegar em uma determinada quantidade.
Independente da venda, não descarte errado!
Independente de questões financeiras, é muito importante que a gente comece a desenvolver uma consciência maior em relação ao meio que vivemos. Mesmo que não tenha o intuito de vender, não descarte o óleo na pia, no ralo ou no vaso.
Existem muitas empresas que fazem a coleta e com certeza tem uma dessas aí perto de você. Entre em contato e veja se podem fazer a retirada na sua casa.
Assim você vai guardando o óleo em uma vasilha e entrega para eles de tempo em tempo. Essa é uma atitude simples, que não vai te custar nada e que pode ajudar tanto! Pense nisso!
Leia também: Como ganhar dinheiro com lixo
Cuide do planeta!
Desejo que a partir de agora você consiga pensar de uma forma mais consciente em relação ao nosso planeta e tenha o máximo de cuidado com o descarte deste produto. Se o intuito for fazer uma renda extra ou até criar um negócio sobre isso, já sabe que é possível também.
De pouquinho em pouquinho a gente começa a mudar as coisas e fazer do nosso planeta um lugar muito melhor.
Espero que tenha gostado do texto! Um abraço e até o próximo.