Você quer saber como montar uma loja para venda de produtos próximo do vencimento? Então aqui eu vou explicar mais sobre esse modelo de negócio!
Nos últimos meses esse tipo de loja se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo dos negócios. Isso porque tem muita gente querendo comprar produtos do tipo para consumo e também muita gente querendo começar revender produtos próximo do vencimento.
Mas várias dúvidas acabam surgindo. Principalmente com relação aos fornecedores onde poderá comprar produtos com data curta para revender.
Pensando nisso, eu resolvi trazer aqui mais informações sobre o assunto e explicar como tudo funciona.
Como funciona a venda de produtos próximo do vencimento?

A venda de produtos próximo do vencimento funciona de forma muito simples. Basicamente as lojas ou supermercados compram mercadorias direto dos fornecedores com o prazo de vencimento próximo, mas que estão em ótimo estado para consumo.
Assim eles pagam muito barato, porque essa mercadoria seria descartada pelo fornecedor. São produtos onde o tempo de vencimento varia de 2 dias até mais de 1 mês. Quanto mais próximo do vencimento, mais barato são esses produtos.
Como esse tipo de loja consegue ter um giro muito rápido, porque eles revendem essas mercadorias por um preço muito baixo, acaba que a maioria dos produtos são vendidos e todos saem lucrando.
Em primeiro lugar o fornecedor sai lucrando, porque vendeu uma mercadoria que iria para o lixo. O dono da loja também sai lucrando, porque comprou pagando barato e teve lucro em cima. Assim como o cliente final que comprou um produto pagando muito barato para consumir.
Lógico que o cliente tem que consumir rápido, antes de vencer, mas em muitos casos o preço compensa demais. Porque dá para achar até carnes por cerca de R$ 6 Reais o Kg e tem produtos que tem até 90% de desconto.
Onde comprar produtos próximo do vencimento para revender?
Geralmente para comprar produtos FIFO, ou próximo do vencimento (como é conhecido), você precisa entrar em contato com as fábricas ou grandes distribuidoras e fechar negócio para compra dessas mercadorias.
Na maioria dos casos os fornecedores aceitam, porque é vantagem para eles.
Então basicamente essa é a forma principal que você tem e precisa dedicar um bom tempo pesquisando os fornecedores e entrando em contato.
Existem também alguns supermercados de produtos com data curta que vendem no atacado. Além de vender no varejo para os clientes, eles acabam atendendo também outros mercadores menores que estão iniciando no ramo.
Um exemplo disso é o Mercado Lessa (www.instagram.com/mercadolessa/) que fica em Osasco. O proprietário disse que chega a fornecer produtos para outros mercados tanto de cidades próximas quanto de outros estados.
A plataforma Souk (www.souk.com.br) também é uma opção interessante para comprar produtos próximo do vencimento para revender. Pois ela conecta as fábricas aos revendedores através de um sistema de leilão. Assim as fábricas podem fazer ofertas de mercadorias com datas próximas de vencer.
Como montar uma loja de produtos próximo do vencimento?
Também conhecida como “vencidinho” ou “loja fifo”, esse tipo de estabelecimento tem feito muito sucesso em bairros mais pobres. Principalmente em comunidades e bairros pequenos, porque é exatamente onde o seu público alvo está.
Já que a maioria dos clientes são pessoas de baixa renda que estão em busca de produtos baratos para comprar.
Para montar uma loja de produtos próximo do vencimento você vai precisar de um espaço com cerca de 100 m², prateleiras, um balcão, freezers e toda a estrutura de um supermercado normal.
O investimento fica na faixa dos R$ 30 mil Reais. Mas é preciso ser bem organizado e divulgar bastante para dar saída rápida nas mercadorias adquiridas.
Inclusive, esses mercados costumam criar grupos no WhatsApp para seus clientes ficarem sabendo das ofertas. Pois isso é bom para a clientela e também para o mercado conseguir vender rápido.

Deixe claro os produtos com data curta
Algumas lojas do tipo costumam vender produtos próximo do vencimento, mas também vendem outros produtos com datas normais. Então quanto a isso é preciso separar esses produtos em locais diferentes.
Além disso, os produtos com data curta precisam estar claros que se trata disso. Seja com alguma placa ou algo do tipo, explicando para o cliente que aquele preço mais baixo é por conta da data de vencimento.
Vale lembrar também que vender produto vencido é crime. Portanto, você precisa retirar das prateleiras os produtos com no máximo 1 dia antes da data de vencimento. E nem no seu estoque os produtos já vencidos podem ficar, porque isso é considerado crime também.
Portanto, assim que retirar das prateleiras esses produtos, já descarte logo de forma correta.
Conteúdo Recomendado:
Vale a pena montar uma loja Fifo?
Sim, vale muito a pena montar uma loja de produtos próximo do vencimento. Pois a procura por esses itens está muito alta e dá para lucrar mesmo revendendo itens abaixo do preço de mercado.
A sua maior preocupação deverá ser na organização de todo o processo. Tem que ter um cuidado especial no seu depósito para evitar desperdício, já que tudo vai estar perto de “estragar”.
Basicamente você vai precisar primeiro entrar em contato com as marcas dos produtos (ou grandes distribuidoras) e fechar negócio com esse tipo de produto. Com certeza eles vão te dar um belo descontão pela aquisição.
A partir daí é a organização de estoque e principalmente a estratégia de divulgação e comercialização desses produtos para as pessoas.
Mas tem tudo para certo e pode ser um tremendo sucesso em sua cidade. Principalmente se ainda não existir outros supermercados do tipo atuando na região.
Então espero que tenha gostado das dicas sobre a venda de produtos próximo do vencimento e desejo muito sucesso no seu negócio!