Quer aprender como montar uma distribuidora de alimentos do zero e ganhar dinheiro (de verdade) com ela? Então esse meu guia passo a passo vai te ajudar!
Certamente você já notou que o mercado de alimentos é um dos mais procurados do mundo e investir em um negócio nesse ramo poderá gerar ótimos resultados dentro de um curto período de tempo.
De qualquer forma, não podemos esquecer que uma distribuidora desse tipo, por menor que seja, exigirá um bom investimento e um trabalho constante não só no processo de montagem, mas também na manutenção em geral, então esteja pronto para empreender!
Pensando em te ajudar, eu fiz aqui hoje uma seleção com informações e dicas de como montar uma distribuidora de alimentos com sucesso aí em sua cidade.
Então eu espero que você goste e que eu possa te ajudar a pelo menos entender o básico sobre o funcionamento desse modelo de negócio!
Montar uma distribuidora de alimentos dá dinheiro?
O faturamento mensal de um negócio desse tipo costuma ser muito bom na maioria das regiões brasileiras, porém é preciso se posicionar bem no mercado, conseguir uma clientela fixa e manter o ciclo de produtos de qualidade sempre para conseguir os resultados que tanto deseja.
No geral eu acredito que você poderá faturar de R$200 a R$600 mil por mês com uma distribuidora alimentícia.
Não se esqueça, no entanto, que em meio a tudo isso você terá vários gastos fixos, gastos variáveis durante o mês, pagamento de funcionários e uma diversidade de outras coisas, mas mesmo assim a sua margem de lucro tende a ser alta.
É claro que o valor exato que você vai ganhar depende do seu projeto, do seu empenho e da forma que vai levar o trabalho, mas uma coisa é certa: Dá para ganhar dinheiro com uma distribuidora de alimentos!
Leia também: Como montar uma distribuidora de doces
Como montar uma distribuidora de alimentos? 11 coisas que você precisa saber!

Preparado para esse guia completo com todos esses passos importantes que irão te ajudar a abrir uma distribuidora de alimentos e ter sucesso com ela? Então continua comigo por aqui!
Lembre-se que todas as dicas são gerais e para que você tenha os melhores resultados é importante colocar tudo de acordo com a sua realidade, ok?
Leia tudo com atenção e, mais importante, esteja pronto para colocar em prática o quanto antes – é isso que vai transformar de verdade a sua vida.
Vamos lá:
1. Planejamento e análise de mercado
O primeiro passo para qualquer tipo de empreendimento é o planejamento, mas quando falamos de montar uma distribuidora de alimentos, isso precisa ser feito com ainda mais cuidado.
Do que adianta querer abrir um negócio desse, se instalar em uma região e descobrir depois que não existe demanda para os produtos que vende? Isso é um grande perigo!
Por isso, analise primeiro a região que quer trabalhar e identifique quais são os produtos que possuem maior demanda. Mesmo que exista concorrência é possível entrar nesse mercado e aproveitar algumas brechas.
Tendo esse conhecimento de mercado fica mais fácil se planejar e montar a estratégia de atuação. Analise onde está as oportunidades, veja quanto tem disponível para investimento e monte a melhor estratégia possível a partir disso.
2. Defina os produtos que vai comprar para revender
Se você é um distribuidor de alimentos significa que você compra direto dos fabricantes para vender para outros empreendedores (na maioria dos casos).
Para que haja sucesso nessa operação você precisa ter os produtos que essas pessoas precisam!
Então, depois que fizer a análise que eu mencionei no tópico anterior, faça a lista dos produtos que valem a pena ser comercializados por aí.
Lembre-se que às vezes um dos produtos é bem difícil de achar aí e se você encontrar um fornecedor de fora pode valer muito e pena.
3. A base do seu negócio são os fornecedores!
Sua distribuidora de alimentos precisa estar ligada às principais fábricas do seu segmento, então é fundamental que você procure firmar parcerias com fabricantes de alimentos de confiança.
Isso vai permitir que você consiga comprar grandes quantidades de produtos com um baixo preço e tenha também uma boa margem de lucro sobre a distribuição.
Na hora de pesquisar sobre as fábricas, avalie o seu histórico no mercado, a qualidade dos produtos oferecidos, o preço e as vantagens que ela vai te oferecer.
4. Entenda quem são os seus clientes e vá atrás deles
Nesse tipo de negócio você não vai vender diretamente ao consumidor final, mas sim a empresas varejistas que irão comprar em grandes quantidades para revender.
É claro que existem exceções, não é? Só que a gente precisa focar no que é mais comum para ter uma base de como vai trabalhar e até de como ir atrás desses clientes.
O foco aqui é firmar parcerias com supermercados, mercadinhos de bairro, donos de barracas em feiras livres e também alguns pequenos atacadistas que não tem condições de comprar diretamente da fábrica como uma grande distribuidora.
A minha dica, em todo caso, é que não se limite apenas a sua cidade, sendo que o melhor a fazer é procurar clientes em toda a região para assim aumentar a sua quantidade de vendas recorrentes todos os meses.
Chame a atenção dos seus clientes
Independente de onde você vai começar a atuar, na sua região ou perto, uma coisa é fundamental: você precisa chamar a atenção dos clientes.
O que eles querem, assim como você, é ter lucro! Por isso trabalhe com preço justo e atrativo de acordo com o mercado regional, tenha produtos com qualidade e crie um relacionamento com eles.
Ser simpático, tratar pelo nome e ser honesto e verdadeiro são os pontos mais importantes na minha visão.
Venda seu peixe da forma certa e cuide dos clientes que forem sendo feitos que eu tenho certeza que você vai começar a ganhar dinheiro com sua distribuidora de alimentos.
5. Legalize a sua distribuidora!
O processo de como montar uma distribuidora de alimentos requer também a preocupação com as questões legais do negócio, como o registro na junta comercial, obtenção do CNPJ, alvará do corpo de bombeiros, vigilância sanitária e licença da prefeitura municipal.
Em todo caso, a minha dica é que você procure um contador de sua inteira confiança para agilizar o processo de formalização do seu negócio e começar assim operar de forma legalizada em sua região.
6. Cuidados especiais em uma distribuidora alimentícia
Entre os cuidados da legalização do seu negócio está a obtenção da licença da Vigilância Sanitária. Quando falamos de alimentos esse precisa ser o foco principal.
O ponto mais importante de como montar uma distribuidora de alimentos é a preocupação com os cuidados ao lidar com produtos alimentícios.
Além de seguir todas as normas de Vigilância regentes na sua cidade, você precisa estar sempre verificando as condições climáticas do local, a limpeza, se os alimentos estão bem embalados, assim como a data de validade.
Outra coisa importante que você precisa fazer é procurar afastar animais que sempre tendem a procurar locais como esses, desde baratas a ratos.
Focar na higiene é sempre um fator importantíssimo dentro de qualquer empresa e por se tratar de produtos alimentícios, essa regra é ainda mais valiosa.
7. Local para sua distribuidora
Não tem como montar uma distribuidora de alimentos sem pensar na localização ideal para a sua instalação. Esse é um fator que influencia diretamente no sucesso ou não do negócio.
Por isso, comece verificando a região ideal por aí.
Pode ser em um bairro mais afastado do centro e que tenha um galpão amplo onde possa trabalhar com seu negócio, por exemplo, já que esse é um espaço mais apropriado para lidar com armazenagem e distribuição de alimentos em sua cidade.
O mais importante na hora de pensar na localização de uma distribuidora de alimentos é que ela esteja em uma área que tem grande demanda dos produtos que está oferecendo. Sem falar que é preciso estar em rota de fácil acesso.
8. Estrutura e equipamentos
Esse galpão precisará ser amplo para conseguir entrar com veículos, armazenar seus produtos alimentícios com eficiência e segurança, além de contar com um escritório de administração (de preferência na entrada da distribuidora).
Para o bom funcionamento do negócio, você precisará comprar grandes prateleiras para estocar produtos, carrinhos para transporte de produtos alimentícios dentro da distribuidora, materiais de escritório e uma série de outros equipamentos indispensáveis para o funcionamento do negócio.
Também necessitará de um caminhão e um veículo pequeno!
Claro que tudo vai variar de acordo com o seu projeto e o tamanho do negócio que pensa em montar, mas isso aqui é como uma base para tudo.
9. Funcionários

Contrate alguns funcionários para colaborar com as necessidades da sua empresa, seja na organização dos alimentos, entregas, para trabalhar no escritório e em tudo mais que será necessário.
Um dos pontos altos da sua empresa é a parte de organização de almoxarifado e controle de estoque – tenha um profissional capacitado para cuidar dessa área, viu?
Não se esqueça também da área comercial! Tenha ao seu lado os melhores consultores da sua região. Treine-os para que saibam exatamente o que falar e como convencer clientes a fecharem negócio.
Lembre-se que a sua equipe é a sua força, por isso dê a eles as melhores condições de trabalho e transparência sobre os objetivos da sua empresa.
Esse é um dos pontos desse guia de como montar uma distribuidora de alimentos que muita gente deixa passar em branco, mas que é muito importante!
10. Faça a divulgação da sua distribuidora
Algo também muito importante para você que quer abrir uma distribuidora de alimentos é com relação a publicidade.
Essa é a estratégia mais interessante para chegar ao seu público alvo, portanto vale a pena investir em publicidade nos jornais regionais, em programas de rádio, criar um site próprio para sua distribuidora e se posicionar bem nos buscadores para pesquisas na internet.
O melhor é deixar um dinheiro separado para investir na contratação de serviços de profissionais capacitados nesse segmento.
É um dinheiro que se for bem aplicado vai fazer com que você multiplique muito os seus ganhos.
11. Quanto custa montar uma distribuidora de alimentos?
A maioria das pessoas que pesquisam como montar uma distribuidora de alimentos na internet quer saber uma única coisa: Quanto será preciso investir.
Isso vai variar de acordo com o projeto de cada um, é claro! É por isso que falo sempre sobre a importância de um bom planejamento.
De qualquer forma, vamos ter uma base.
Entre os custos estão o aluguel de um espaço para trabalho, a legalização do negócio, compra de equipamentos e acessórios, veículos para transporte de produtos, contratação de funcionários…
Pensando nisso, podemos dizer que no mínimo será necessário aplicar cerca de R$300 mil para iniciar uma pequena distribuidora de alimentos em sua cidade.
Leia também: Como montar uma distribuidora de produtos de limpeza
Coloque sua distribuidora para funcionar!
Até aqui o meu objetivo foi te mostrar alguns dos principais detalhes de como montar uma distribuidora de alimentos, então espero que tenha gostado das dicas e te desejo muito sucesso desde já nos seus negócios!
Mas não deixe de conferir também o artigo que nós postamos aqui com sugestões de nomes para distribuidora de alimentos. Afinal, isso vai lhe ajudar muito na escolha do nome ideal para seu negócio.