Fábrica de polpas de frutas: Como montar e ganhar dinheiro?

Publicado por José Neto em 22 de julho de 2019

No artigo de hoje eu vou te dar todo o passo a passo para você montar sua fábrica de polpas de frutas do zero e começar a ganhar um bom dinheiro com ela!

Esse é um produto que já tem seu lugar no mercado e o seu consumo só deve aumentar nos próximos anos, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que consomem e ao invés de refrigerante estão preferindo sucos naturais.

O que você já deve saber, logo de cara, é que começar a produção desses produtos requer algumas normas e cuidados básicos.

Não dá para negar que essa área é um pouco complexa, mas não se preocupe porque eu estou aqui justamente para facilitar a sua vida.

Selecionei uma grande quantidade de dicas, sugestões e meios para você seguir até conseguir abrir uma fábrica de polpas de frutas com sucesso em sua cidade.

Ficou animado? Então vem comigo ver todo o passo a passo e coloque em prática o quanto antes!

Como montar uma fábrica de polpas de frutas: 7 coisas que você precisa prestar atenção


como montar uma fábrica de polpas de frutas

Nesse guia que eu criei, percebi que existem 7 coisas que são fundamentais para que você comece o seu negócio e passe a ganhar dinheiro com polpas de frutas.

O que eu fiz aqui foi trazer essas informações de uma forma bem simples e prática. Minha ideia é que além de ler o texto, você se sinta impulsionado a dar o primeiro passo o quanto antes para que seu sonho vire realidade.

Não se esqueça de adaptar todas essas informações de acordo com a sua realidade, viu? Não fique achando que para começar a fábrica de polpas de frutas você tem que ter todo o dinheiro do mundo ou talvez todos os equipamentos.

O segredo mesmo é começar aproveitando da melhor forma o que você tem disponível. Se a gente esperar por um momento certo, acredite em mim: Ele nunca vai chegar.

Então não perca mais tempo!

Veja o passo a passo abaixo:

Leia também: Como montar uma loja de sucos e vitaminas

1. Legalização

Por se tratar de um negócio que envolve a produção de alimentos para venda, a fiscalização da Vigilância Sanitária será muito mais intensa.

É por isso que, desde o início do projeto é importante procurar fazer o registro da sua fábrica de polpas de frutas na junta comercial, obter o CNPJ, solicitar a licença de funcionamento da prefeitura municipal e o alvará da Anvisa.

Só depois de resolver todas essas questões é que você pode dar os primeiros passos na produção.

Se você tiver dificuldades para resolver essas questões, o que é super normal, o melhor a fazer é procurar um contador para lhe auxiliar, pois ele lhe mostrará todos os passos necessários e poderá resolver tudo isso para você.

2. Localização da sua fábrica

Assim que você tiver tudo definido, precisará partir logo para a prática e colocar sua ideia em ação. Uma das primeiras coisas a se resolver então é o local onde você vai trabalhar.

Procure por um ponto onde possa se instalar e montar um escritório na parte frontal, usando todo o restante do espaço para a produção de polpas de frutas.

É bom que você entenda que existem dois tipos de fábricas:

– Aquelas que compram suas matérias primas (no caso são as frutas) para produzir a polpa

Aqui a sua maior preocupação vai ser em buscar os melhores fornecedores de frutas da sua região. Os produtos precisam ter qualidade e o profissional ser de confiança para estabelecer uma parceria duradoura.

Dê prioridade aos produtores locais, viu? Isso vai ajudar muito na economia da região e incentivar também os pequenos produtores.

Tenha muita atenção à forma de plantio. O melhor seria fechar negócio com quem trabalha de forma completamente orgânica, mas veja quais são as suas possibilidades por aí.

– As pequenas fabricas que tem sua própria produção de frutas

Existem fábricas de polpas de frutas que fazem questão de ter sua própria plantação. É um negócio que pode levar mais tempo para ser estruturado, mas tem um potencial e um diferencial maravilhoso.

Nesse caso o melhor é que suas instalações sejam feitas em áreas rurais.

3. Estrutura e equipamentos

No geral a estrutura de uma fábrica não é tão complicada em termos de separação de ambiente, mas existem algumas exigências que a vigilância sanitária vai fazer e você terá que cumprir.

Por isso até que eu sugiro que você só comece a mexer na estrutura depois de ter acesso a essas especificações todas.

De qualquer forma, saiba que além da parte de produção e armazenamento dos produtos, você vai precisar de uma recepção, área administrativa, sanitários e copa para seus funcionários.

Na estrutura, o que mais pesa na verdade são os equipamentos. Eles podem variar de acordo com a sua produção e tamanho, mas falando em nível industrial, você vai precisar de:

  • Câmara frigorífica;
  • Freezers;
  • Despolpadeira;
  • Peneiras;
  • Lavador por imersão;
  • Bomba de transferência;
  • Recravadeira manual;
  • Datador;
  • Carrinho de transporte de bandejas;
  • Picotadeira de resíduos;
  • Utensílios de cozinha;
  • Impressora matricial.

4. Investimento

Se falamos de uma fábrica em nível industrial, esse investimento deverá ficar na faixa dos R$250 mil. Uma pequena fábrica de polpas de frutas, no entanto, pode ser iniciada com pouco menos, algo em torno de R$20.000.

Tudo vai depender do seu projeto, dos seus objetivos e até do mercado aí na sua região. Por isso que é tão importante fazer um belo planejamento antes de começar a executar o projeto.

5. Invista na divulgação

A divulgação tem um valor muito grande para todos os tipos de negócios, principalmente no início quando você ainda não mostrou sua cara no mercado e está complicado conseguir os primeiros clientes.

É por isso que esse é o momento de investir pesado! Vale a pena usar mídias tradicionais e inovadoras para atingir o seu público, como anúncios em outdoors, no rádio, participar de exposições comerciais em sua região e usar a internet para chegar até o seu público.

A publicidade vai dar algo ainda mais importante para sua fábrica de polpas de frutas, que é o conhecimento da marca!

Minha dica é que você também tenha representantes comerciais para ir até o encontro dos principais clientes. Eles vão trabalhar oferecendo os seus produtos como teste e quem sabe já firmar uma parceria de fornecimento de polpas logo de cara.

O que vai determinar, acima de tudo, o sucesso ou não da sua pequena fábrica de polpas é a organização e determinação em atender bem sua clientela.

6. Inove nos seus produtos

Essa aqui é uma dica bem simples, mas que pode fazer você se destacar no seu mercado e chamar a atenção dos seus clientes.

Além de trabalhar com as polpas tradicionais das frutas, por que não misturar sabores e criar um cardápio diferente?

Talvez uma polpa de mamão com laranja, outra de limão com morango… Não sei os sabores, você que terá que testar para ver e construir algo que deixe as pessoas de boca aberta.

7. Conheça o seu mercado

A procura por polpas de frutas é algo imenso em todos os cantos do Brasil e você precisa pensar nisso como um todo! Além da sua região, sabe?

Isso porque a sua pequena fábrica um dia vai crescer a ponto de distribuir não só para sua cidade, mas também para outras regiões diferentes.

Os seus clientes nesse caso não serão os consumidores finais, mas sim supermercados, mercadinhos, distribuidoras de polpas de frutas, poderá fazer parcerias com grandes lanchonetes, casas de sucos…

Mesmo sendo um mercado com muito potencial, você precisa se preparar bem para ele!

Então veja quem serão os seus possíveis clientes por aí na cidade (primeiramente para depois partir para outras regiões), avalie a concorrência, os tipos de polpas mais solicitados… Tudo!

Leia também: Distribuidora de polpa de frutas

Investir nessa fábrica dá dinheiro? Vale mesmo a pena?


Uma pequena fábrica de polpas de frutas consegue ter uma boa margem de lucro, que costuma ficar a partir dos 30% e isso geralmente vai depender muito das épocas do ano, já que tudo é relativo ao cultivo e preços das frutas utilizadas.

De qualquer forma, é um negócio incrível e que vem crescendo e se destacando no mercado como uma grande tendência de investimento atualmente – o nível de clientes são os melhores possíveis.

Ao meu ver vale muito a pena investir na montagem da sua fábrica, mas você precisa se preparar bem para isso. Precisa estudar e se profissionalizar no tema para ter sucesso verdadeiro e criar um império (por que não?).

Espero que o artigo tenha te ajudado e que você dê o primeiro passo o mais rápido possível!

Desejo muito sucesso desde já e nos vemos em breve!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.