A partir de agora você vai entender como montar uma empresa de refrigeração por meio de uma guia completo e gratuito que eu montei para te ajudar!
Se já trabalha no ramo de refrigeração ou tem vontade de trabalhar com isso, então nada mais justo que abrir sua própria empresa e investir de forma independente. Por mais difícil que pareça, é um negócio que tem tudo para dar certo, só depende de você.
O que eu preparei foram algumas dicas passo a passo para que você possa entender como montar uma empresa de refrigeração do zero, desde a estrutura que precisa até o investimento inicial!
Tenho certeza que depois de finalizar a leitura desse guia você saberá exatamente o próximo passo a dar para transformar o seu sonho em realidade e começar a viver uma nova história.
Vem entender como ganhar dinheiro com refrigeração por conta própria e comece a agir o quanto antes!
Como montar uma empresa de refrigeração: 7 coisas que você precisa saber!
E aí? Preparado para entender como montar uma empresa de refrigeração do zero total?
Antes de partir para as oito coisas que eu trouxe, queria deixar claro o que é exatamente que uma empresa como essa faz. Por mais que tenha a ver, ela é diferente de ter uma empresa de instalação de ar condicionado.
Além de poder trabalhar com esse equipamento, ela foca em todos que possuem alguma forma de refrigeração, como é o caso de freezers, de geladeiras e até de estufas.
Entender o tipo de trabalho que pode ser desempenhado, vai te ajudar a montar a estrutura necessária e ir atrás dos clientes certos.
Ah! Não se esqueça de adaptar essas informações à sua realidade, viu? Isso vai te deixar ainda mais próximo do sucesso.
Agora vamos às dicas:

1. Localização
Não existe a necessidade de se instalar no centro da cidade ou em locais onde estão concentradas as grandes lojas!
O foco da sua empresa é trabalhar com a prestação de serviços e para tanto, você pode montá-la em bairros mais afastados, desde que seja de fácil acesso e possa dar uma boa visibilidade para seu negócio.
O importante é que o local caiba no seu bolso, você possa montar a parte administrativa e chegue facilmente a outras regiões.
Inclusive, você pode até mesmo começar na sua casa.
2. Estrutura
Basicamente a sua estrutura interna será de área administrativa e vendas e um espaço para armazenamento de equipamentos. Em alguns casos você poderá levar produtos para consertar aí, mas o comum é que tudo seja feito onde o cliente estiver.
Foi por isso que falei sobre começar de casa. Esse é um ponto interessante desse guia de como montar uma empresa de refrigeração.
Tendo um espaço para trabalhar, com uma mesa, computador e uma área para guardar os equipamentos, dá muito bem para começar dessa forma.
Isso vai permitir que você reduza custos e possa investir aos poucos no seu negócio.
3. Equipamentos
Os equipamentos de refrigeração vão variar de acordo com os serviços que você resolver prestar à comunidade. Só compre qualquer coisa quando tiver decidido isso para não gastar dinheiro à toa.
No geral você vai precisar de ferramentas e peças que costumam ser trocadas nos equipamentos que você trabalha. É por isso que é importante encontrar empresas que trabalham com peças de refrigeração para revenda.
Você consegue comprar com preço de atacado e pode oferecer ao seu cliente com uma boa margem de lucro para ganhar na venda também.

4. Legalização
É muito importante se lembrar que não tem como montar uma empresa de refrigeração hoje em dia sem legalizá-la.
Por isso uma das principais coisas para você é buscar um escritório de contabilidade e veja o que será necessário para obter seu CNPJ, ter licença da prefeitura municipal e assim começar seu trabalho o quanto antes!
5. Defina os principais serviços na sua empresa de refrigeração
Quem procura dicas de como montar uma empresa de refrigeração precisa voltar os olhos também para o funcionamento em geral desse novo negócio.
Falando de um modo geral, na sua empresa você pode trabalhar com a venda de peças e acessórios para refrigeração, instalação residencial ou em empresas e manutenção de equipamentos como ar condicionados, freezers, geladeiras, balcões refrigerados e outros mais.
Analise se vale a pena trabalhar com todos eles de vez ou focar em apenas um segmento desses e se transformar no melhor da região.
Definir isso vai definir também quanto você vai gastar, quantas pessoas terá que contratar e até a estrutura para montar.
Então analise bem e tome uma decisão inteligente. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas e não ter qualidade a oferecer. Melhor fazer menos e com qualidade do que fazer muita coisa ruim.
6. Invista na divulgação da empresa de refrigeração
Não basta apenas saber como montar uma empresa de refrigeração e ponto final, é fundamental pensar no negócio como um todo!
Uma das maiores habilidades que você precisará ter desde o início, por exemplo, é a de atrair clientes para seu novo negócio e uma das formas mais comuns de conseguir esse feito é usando a publicidade.
Portanto invista pesado na divulgação! Você pode fazer anúncios usando mídias tradicionais na sua própria cidade, como anúncios no rádio, em carros de som, distribuição de panfletos ou algo do tipo.
Não esqueça também da divulgação online! Ela é a que tem maior poder de retorno hoje em dia e quem não está na internet é como não estar vivo. Esteja presente nas redes sociais, crie um blog e dedique-se!
7. Quanto custa abrir uma empresa de refrigeração?
Com um investimento a partir dos R$35 mil já dá para abrir sua própria empresa de refrigeração!
Isso significa que com um planejamento bem feito é possível montar seu negócio com um baixo investimento inicial.
A maior parte desse capital será destinado a compra de equipamentos para trabalho, aluguel do seu ponto comercial, montagem do escritório e toda a parte onde irá trabalhar, assim também como outros gastos indispensáveis.
Lembre-se de investir também a sua dedicação, seu tempo, trabalho e vontade de fazer acontecer – só com dinheiro não dá para ter sucesso com negócio nenhum!
Motivos para montar uma empresa de refrigeração
Você acabou de aprender como montar uma empresa de refrigeração, mas está convencido de que esse é um negócio bom? Deixa eu te dar alguns motivos para investir nisso então.
O calor que atinge a maioria das regiões brasileiras é um dos maiores motivos pelo qual você deve abrir sua própria empresa de refrigeração.
Sabe por quê? É que a quantidade de pessoas querendo instalar equipamentos de refrigeração, comprando peças para esses equipamentos e necessitando de serviços de manutenção é sempre muito grande.
Sem falar que é um empreendimento que precisa de pouco investimento para começar e tem um potencial de faturamento muito bom.
Com organização, foco e seguindo os passos que eu te dei, é possível ganhar um bom dinheiro com refrigeração na sua região.
Quanto dá para ganhar com uma empresa de refrigeração?
Dá sim para conseguir resultados surpreendentes com seu negócio, visto que o crescimento desse mercado é muito intenso, mas o valor exato depende da forma que você vai trabalhar e dos serviços que vai oferecer.
O que posso te dizer, com tranquilidade, é que trabalhando de forma intensa e inteligente, você facilmente faturará mais de R$30.000 no mês.
O segredo é manter os custos baixos e ter um bom capital de giro para fazer o negócio ter força e ar para crescer aos poucos.
Leia também: Como montar uma loja de peças para refrigeração
Monte logo a sua empresa!
Agora que você já sabe como montar uma empresa de refrigeração pode ser um bom negócio e mudar completamente a sua vida para melhor, não fique parado aí!
Comece a investir na sua capacitação e no planejamento do empreendimento.
Estou torcendo por você.
Um grande abraço!