Não é de hoje que as empresas que praticam sustentabilidade no Brasil, conquistam posições de referência e impactam o contexto nacional. Espalhadas em distintos segmentos comerciais, temos empresas como Natura, Klabin, Braskem e, acredite se quiser, Banco do Brasil.
Fato é que a sustentabilidade corporativa no Brasil se tornou o objetivo do futuro, um senso comum que engloba grupos de diversas esferas comerciais. Quer saber como as maiores empresas se posicionam sobre este tema urgente? Confira a leitura!
Um pouco mais das 10 empresas que praticam sustentabilidade no Brasil

A lista abaixo não segue uma ordem de classificação quanto às empresas mais ou menos sustentáveis. O objetivo é mostrar como os líderes em sustentabilidade corporativa atuam nesse sentido.
1. Natura & Co
A Natura é uma empresa brasileiríssima, fundada em 1969, e adota uma postura inclinada à preservação e sustentabilidade desde sempre. Só que nos últimos anos, sua atuação evoluiu de coadjuvante para um protagonismo notável.
Em 2020, a Natura assumiu compromisso com a “Visão 2030”. O projeto consiste na adoção de ações e compromissos no prazo de 10 anos. Consequentemente, o foco é minimizar impactos no meio ambiente, garantir inclusão e igualdade, e aprimorar processos para circularidade e regeneração.
A Natura usa ingredientes seguros, extinguiu testes em animais e direciona cuidados à origem dos ingredientes. Além disso, está compromissada com o clima e possui fórmulas naturais:
- Certificação B-Corp: selo para empresas reconhecidas na união entre lucro e benefícios socioambientais.
- Certificação The Leaping Bunny: selo obtido pela eliminação de testes em animais.
- UEBT (Union for Ethical Biotrade): a linha Ekos é certificada pela UEBT, que assegura o uso de ingredientes cultivados e coletados com máximo respeito às pessoas e à biodiversidade.
2. Klabin

A Klabin não é apenas a maior produtora e exportadora de papéis para embalagem do país, mas um dos principais negócios sustentáveis no cenário brasileiro.
Só para ilustrar, a empresa é referência mundial em desenvolvimento sustentável e tem agenda focada em atender tais obrigações. Através do uso inteligente de recursos naturais, utilizam-se tecnologias que asseguram sustentabilidade e circularidade ao longo dos processos industriais.
Para tanto, a empresa se baseia no conceito ASG (Ambiental, Social e Governança). Na prática, o conceito busca equilíbrio entre crescimento econômico, sem abandonar a preocupação e os cuidados com pessoas e meio ambiente.
3. Lojas Renner
A Renner ingressou em sua Trajetória Socioambiental há alguns anos. Em 2015, passou a realizar intensivas avaliações socioambientais em seus parceiros comerciais, como fornecedores e vendedores.
Na época, aconteceu a estruturação do setor de conformidade Renner, além da criação do Programa Rede Responsável. Por sua vez, o programa é uma iniciativa de qualificação corporativa de fornecedores do grupo.
Sendo assim, a empresa garante que toda a cadeia produtiva atende perfeitamente aos padrões de ESG (Environmental, Social and Governance)
O resultado da atuação focada na sustentabilidade aproximou a Renner da Moda Sustentável, projeto que segue 4 pilares:
- Desenvolver cadeia produtiva com fornecedores responsáveis.
- Garantir gestão ecoeficiente.
- Engajar colaboradores, comunidades e clientes.
- Produtos e serviços mais sustentáveis.
4. Unilever Brasil

Embora a Unilever seja uma multinacional britânica, seu impacto como uma das empresas que praticam sustentabilidade no Brasil é perceptível. Veja bem, estou falando de uma empresa com mais de 127 mil funcionários globalmente.
Sem contar uma oferta superior a 400 marcas que se espalham por mais de 190 países. Percebe como é ainda mais desafiador atingir um patamar sólido de sustentabilidade?
É por isso que a Unilever Brasil desenvolveu o Projeto Unilever Compass, para atuar acerca de importantes pilares, como:
- Ação climática
- Proteção e regeneração da natureza
- Mundo livre de resíduos
- Nutrição positiva
- Saúde e bem-estar
- Equidade, inclusão e diversidade
- Aperfeiçoar os padrões de vida
- Respeito aos Direitos Humanos
- Negócios e cadeias produtivas sustentáveis
- Investimento de 1 bilhão de Euros em ações
5. Braskem

É improvável falar no compromisso ambiental nas empresas e não trazer a Braskem à discussão. De acordo com a Braskem: “O desenvolvimento sustentável é uma forma de atuação que considera o atendimento das necessidades de todas as partes interessadas hoje e no futuro”.
Nesse contexto, a empresa tem a árdua tarefa de conciliar uma atuação no segmento petroquímico, ao trazer soluções sustentáveis de química e plástico. Dessa maneira, o grupo recosta na base de análise de desafios e tendências globais:
- Estratégia Global com foco nos 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU.
- Estratégia Global com foco no Acordo de Paris Sobre Mudanças Climáticas.
6. Itaú
É complexo pensar em como um dos maiores bancos do Brasil pode fazer a diferença em termos de iniciativas sustentáveis em corporações. Bem, o Itaú balanceou essa questão em 2019.
Isso porque o grupo estabeleceu os Compromissos de Impacto Positivo, que são um grupo de esforços voltados às iniciativas que contribuem para um futuro melhor. Na realidade, o Itaú se alinhou ao Net Zero (Neutralidade de Carbono).
O Net Zero nada mais é do que o compromisso de reduzir ou zerar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Aliás, a instituição carrega algumas promessas:
- Zerar a emissão de carbono até 2050.
- Destinar R$11,5 bilhões para mulheres empreendedoras.
- Destinar 170 bilhões para negócios focados na economia verde, sustentável e inclusiva.
- Atuar a partir de 100% de energia renovável.
7. Eletrobras
A Eletrobras é uma empresa líder na geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, isso provavelmente você já sabe. Porém, você sabe que a Eletrobras integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa?
Esse reconhecimento, obtido pelo décimo ano consecutivo, é uma forma de validar a adoção de melhores práticas de sustentabilidade. Além do reconhecimento, a Eletrobras foi gratificada no Prêmio Global de Sustentabilidade da Standard & Poor’s.
8. Raízen

A Raízen é uma empresa de referência global em bioenergia e transição energética. E não por menos, é uma das maiores indústrias do Brasil, e tem uma das atuações sustentáveis mais fortes do segmento.
Se considerar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) definidos pela ONU somam 17 no total, a Raízen se comprometeu com 15. Os demais ainda dependem de soluções aprimoradas em sua cadeia de fornecimento.
Então, para saber mais sobre os impactos das atividades da Raízen, acompanhe o Relatório Integrado Ano-Safra 2022/2023.
9. Banco do Brasil
Dentre as empresas que praticam sustentabilidade no Brasil, o Banco do Brasil possui ao menos 12 compromissos com a responsabilidade ambiental em negócios. Alguns dos principais envolvem o Crédito Sustentável, Investimento Responsável, Gestão ASG e Climática e Impactos Positivos na Cadeia de Valor.
Mas quando falamos em agricultura sustentável, o BB concedeu mais de 140 bilhões em créditos. Até 2025, o grupo deverá conservar ou reflorestar cerca de 1 milhão de hectares.
No longo prazo, a meta para o saldo em crédito sustentável é de R$500 bilhões até 2030. A instituição está no caminho certo, pois já foi considerada por duas vezes consecutivas o Banco Mais Sustentável da América do Sul, pela Capital Finance International (CFI.co).
10. O Boticário

Enquanto algumas empresas descobriram só agora a urgência da sustentabilidade, o Grupo Boticário faz isso há pelo menos 30 anos. Além de todo o direcionamento produtivo sustentável, o Boticário desempenha 3 ações valiosas:
- Boti Recicla: programa de reciclagem que nasceu em 2006 e, hoje, o grupo tem 3 unidades Boti Recicla em São Paulo. O lixo reciclado se transforma em blocos usados nas lojas.
- Refil: diferentes linhas de produtos têm a opção Refil, que garante menores impactos, economia e sustentabilidade. Afinal, reduz-se 69% dos resíduos plásticos.
- Produtos Veganos e Cruelty Free: atualmente existem mais de 500 produtos veganos e processos 100% livres de testes em animais.
E então, qual das empresas que praticam sustentabilidade no Brasil você sabia que seguiam o direcionamento da preservação? Alguma te surpreendeu positivamente?
Espero que tenha gostado das minhas informações, mas compartilhe com outras pessoas e até a próxima!